Lagos será palco de seminário internacional que debate arquitetura e património

Evento é aberto e não precisa de inscrição

A cidade de Lagos vai acolher, de 20 a 22 de Outubro, o seminário internacional “Lagos: Meridional and mediterranean city(ies) in the post covid times”, que irá debater arquitetura e património. 

Organizado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, no contexto do projeto Invisible City, o evento conta com o apoio do município lacobrigense, do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design e da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O apoio do município ao evento decorre do protocolo de colaboração técnico-científica celebrado entre a autarquia e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, que tem estimulado o desenvolvimento de estudos e projetos de investigação de âmbito universitário e a produção de documentação sobre a conservação e valorização do património arquitetónico local.

Desta parceria, firmada em 2021, resultou a produção de trabalhos académicos realizados por alunos no contexto da cidade de Lagos, alguns dos quais serão apresentados durante o seminário, mais especificamente no painel “Utopian Visions for Lagos”, que abrirá o segundo dia de trabalhos.

De acordo com a autarquia, durante o período de vigência do protocolo, foram desenvolvidos pelo município vários
projetos para a área do centro histórico de Lagos, pelo que o âmbito das apresentações e debates será alargado a outros intervenientes.

A Câmara de Lagos reforça ainda a realização do painel “Recent Design and Build Projects for Lagos”, que abordará temas como as estratégias para o centro histórico de Lagos, o projeto de reabilitação das muralhas e a requalificação de espaços públicos no centro histórico da cidade.

As intervenções sobre o tema “Turismo e Gentrificação” e a apresentação de projetos de outrasccidades da bacia do Mediterrâneo completam o programa destes três dias de trabalhos.

O seminário é de âmbito internacional, pelo que a língua oficial da maior parte dos trabalhos será o Inglês.

O evento é, no entanto, aberto à participação de todos os interessados, tendo apenas como limite a lotação da sala, não carecendo de inscrição prévia.

O programa completo pode ser consultado aqui.



Comentários

pub