Jornadas da Rede de Museus do Algarve debatem desafios do Património Cultural Imaterial

Encontro reunirá especialistas de todo o país

“Desafios do Património Cultural Imaterial: Comunidades, Sustentabilidade e Diversidade” é o mote da 6ª edição das Jornadas da Rede de Museus do Algarve, que terão lugar a 17 de novembro, na FISSUL, em Silves.

Fazer um balanço crítico dos 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO (2003 – 2023) e refletir sobre os desafios que se colocam aos museus, na sua relação com as comunidades, num múltiplo olhar nacional, regional e local são os principais objetivos destas jornadas.

O encontro reunirá especialistas de todo o país ligados não só ao meio autárquico e museológico, mas também à comunidade universitária e Direção Geral do Património Cultural, entre outros.

Segundo a organização, será promovido um «debate único sobre os desafios que se colocam ao Património Cultural e Imaterial (PCI), nas suas mais diversas vertentes».

Não será esquecido «o enquadramento institucional e políticas relativas ao PCI», bem como «a sustentabilidade das manifestações de PCI e o papel das comunidades na salvaguarda; a relação entre o PCI e o turismo», terminando com uma mesa redonda que discutirá as realidades e experiências do PCI no Algarve.

O período de inscrições decorre até 15 de novembro, que deverão ser feitas no site do Município de Silves, clicando aqui.

As 6ª Jornadas da Rede de Museus do Algarve são uma iniciativa promovida pela Rede de Museus do Algarve, Município de Silves e Museu Municipal de Arqueologia de Silves.

O programa completo poderá ser consultado e descarregado aqui.

 

 



Comentários

pub