Escaladores promovem ação de limpeza de arriba de Sagres

No sábado, dia 4

Sagres (Arquivo)

Escaladores do Algarve e de outros pontos do país vão promover uma ação de limpeza costeira em Sagres, na encosta junto ao Forte do Beliche, conhecida como Pontal Gordo, no sábado, dia 4, a partir das 10h00.

A ideia é intervir numa zona «onde se tem observado ao longo dos últimos anos um aumento acentuado da acumulação de lixo», segundo a organização do evento, a cargo de entidades promotoras de escalada a nível regional e nacional.

«O objetivo primordial desta ação é juntar a comunidade de escaladores com as entidades públicas e privadas, as associações locais e o público em geral numa ação conjunta para remoção do muito lixo acumulado no topo de algumas das arribas mais emblemáticas de Sagres, onde se pratica a escalada em rocha», acrescenta.

É também objetivo «a sensibilização de todos os envolvidos para os benefícios da escalada não só como motor de desenvolvimento para a economia local mas também para a preservação do meio natural e para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável dos seus cidadãos».

As inscrições para esta ação, que decorrerá entre as 10h00 e as 18h00, devem ser feitas através deste link ou pelo email [email protected].

Está previsto um almoço convivo, entre as 13h30 e as 15h00, no qual o artista plástico Xicogaivota irá marcar presença e criar, a partir do lixo recolhido, uma peça artística.

Esta ação é uma iniciativa do Clube de Escalada Vertigo co-organizada em parceria com o Vertical – Núcleo de Escalada da ADR, a AMEA – Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve, o SAFE – Aventuras Verticais e a Yupik Outdoor Store. Conta com o apoio do Município de Vila do Bispo, do artista Xicogaivota, da Federação Portuguesa de Escalada de Competição e da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e tem patrocínio do Vertigo Rocódromo Lisboa.

 

 



Comentários

pub