Das festas às atividades nas bibliotecas: assim será o Halloween no Algarve

Atividades decorrem um pouco por todo o Algarve

Festas com música ao vivo, atividades nas bibliotecas ou em hotéis e concurso de máscaras: o Halloween vai ser celebrado no Algarve com atividades em vários locais e durante os próximos dias. 

Em Albufeira, a festa faz-se apenas no dia 31, com múmias, zombies, fantasmas, bruxas, cuspidores de fogo e lobisomens a passear pela baixa.

O evento deste ano decorre no Largo Engenheiro Duarte Pacheco, a partir das 20h00, com apresentações de artes performativas, música, dança, pinturas faciais e desfiles de Halloween.

Um dos momentos mais esperados é a atuação da Associação Soul. O grupo de dança albufeirense apresenta o seu mais recente espetáculo, “FreakShow” e promete uma performance cheia de ritmo.

A famosa “Noite das Bruxas” termina ao som de Dj China e Lo-Fi. Miguel Rocha sobe ao palco instalado no Largo Engenheiro Duarte Pacheco e convida os participantes a entrar numa jornada sonora, com um ambiente envolvente e vibrante. Mais tarde, sobe ao palco Lo-Fi que encerra a noite fazendo da música eletrónica a grande protagonista da noite.

A “Spooky Run” integra, novamente, a programação das Comemoração do Halloween. A iniciativa, organizada pelo Clube Desportivo das Areias de São João, com apoio da Câmara de Albufeira em parceria do grupo “Caminhadas ao Luar”, conta com dois percursos (de 7 e 4 quilómetros) à escolha dos atletas.

Para José Carlos Rolo, presidente da Câmara, é com grande satisfação que se proporciona uma festa destas no concelho, visto que «este é um evento que conquistou fãs de todas as idades, não só de Albufeira mas de outras regiões do Algarve».

O autarca sublinhou que «embora o Halloween não seja uma comemoração tradicionalmente portuguesa, em Albufeira, é já considerado um evento de grande escala e de referência, influenciando de forma benéfica a economia local durante a baixa época turística».

 

 

No concelho de Faro, há festa em Bordeira com o tributo a Queen e Domingos Caetano, no dia 31.

Os concertos, que decorrem no Centro de Atividade ao Ar Livre D. Leonor, começam às 22h00.

Em Lagoa, no dia 28, as crianças dos 3 aos 10 anos vão poder participar na “Manhã de Halloween”, que vai decorrer na Biblioteca Municipal, entre as 10h30 e as 11h30.

A atividade, dinamizada por Ana Rita Janeiro, consiste numa combinação de história e ilustração onde os mais novos poderão ainda meter mãos à obra com uma pequena oficina temática.

“Manhã de Halloween” é uma história em verso contada a partir de uma casa feita de materiais reciclados com recurso a projeções, vídeo, música e imagens reveladas com luz UV.

As inscrições são gratuitas e limitadas e deverão ser efetuadas para o email [email protected].

 

 

No barlavento algarvio, em Lagos, o Cascade Wellness Resort vai assinalar o dia 31 de Outubro com um jantar buffet e muita animação para toda a família.

No Restaurante Mundi será possível saborear pratos inspirados no Sul da América. O jantar buffet terá moqueca de camarão na abóbora, lombo de porco assado com cominhos, feijoada e outros pratos principais.

Todos os presentes terão ainda a oportunidade de participar num showcooking latino onde as fajitas de frango e novilho, os burritos de frango e novilho e os tacos al pastor transportarão os participantes para o “Dia de los Muertos”. Na opção vegetariana, o Chili vegetariano e os Burritos de legumes e feijão são alternativas.

Além da comida, a noite será animada com música ao vivo, um quizz temático para testar o conhecimento sobre este evento e ainda um ‘mini disco’.

O programa decorre entre as 19h00 e as 22h00 e custa 42 euros por pessoa (bebidas não incluídas), com redução de 50% para crianças a partir dos 13 anos.

Para as crianças até aos 12 anos o programa é gratuito casa sejam hóspedes.

As reservas podem ser feitas através do contacto 282 771 500 ou e-mail [email protected].

 

 

Também no concelho de Loulé se vai celebrar o Dia das Bruxas, com atividades no Quinta Shopping.

As atividades estão marcadas para os dias 30 e 31 de Outubro, entre as 15h00 e as 18h00, com “trick or treat”, workshops, jogos e guloseimas.

Os mais corajosos podem ainda embrulhar a múmia e morder as maçãs. Para testar a pontaria, há arremesso de abóboras e o jogo das argolas.

Esta diversão é com o apoio do projeto MUDAKI.

Para mais informações é possível contactar o Quinta Shopping através dos núemeros 289 392 355 e 919 329 364 ou e-mail [email protected].

 

 

Na freguesia de Quarteira, o Halloween será num “Parque Assombrado”, entre a Rua Vasco da Gama e Rua Gago Coutinho, no dia 31.

O evento inicia-se com a atuação de grupos de dança e animação, das 19h00 às 21h00, seguido do concurso de fantasias, aberto ao público, com prémios para os escalões infantil, juvenil e adulto, às 21h30.

O “Parque Assombrado”, temática escolhida para este ano, conta com a presença do DJ Rahim, a “Tenda do Horror” da Associação Akredita em Ti e a exposição de trabalhos da Fundação António Aleixo e do Centro de Apoio à Criança de Quarteira.

«Este é um evento familiar para todos. Este ano, pretendemos continuar a apostar na diversidade e qualidade das nossas iniciativas, aliando a animação à dinamização do comércio local», afirma Telmo Pinto, presidente da Junta de Quarteira.

O Halloween é organizado pela Junta de Freguesia de Quarteira com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e em colaboração com a Associação Juvenil Akredita em Ti, o Centro de Apoio à Criança de Quarteira, o Colégio Origami e a Fundação António Aleixo.

 

 

Já este fim de semana, 28 e 29 de Outubro, chega a Portimão o Fun Day, que promete muita animação para os mais novos, no Portimão Arena, para celebrar o Halloween.

Insufláveis temáticos, piscinas de bolas, escorregas e trampolins são exemplos do que vai poder encontrar no Portimão Arena este fim de semana.

Nestes dois dias, o Fun Day Halloween abrirá portas das 10h00 às 19h00, estando distribuídas por 10 mil metros quadrados as áreas temáticas “Infantil – insufláveis, piscinas de bolas e muitas outras brincadeiras”, “Divertida – insufláveis temáticos, trampolins, obstáculos e escorregas”, “Spot Radical – equipamentos desportivos, pistas de obstáculos e escorregas” e “Gold – onda mecânica, escalada, jogos, discoteca insuflável e outras diversões exclusivas”.

Recomendados para as crianças a partir dos dois anos, todas as atividades e equipamentos serão monitorizados por profissionais especializados e formados para este tipo de entretenimento, numa organização da empresa My Dynamic, com o apoio do Município de Portimão.

Para participar na atividade existem duas modalidades de bilhetes – o “normal” e o “gold” – válidos para todo o dia e que, se forem adquiridos antecipadamente, proporcionam preços reduzidos, permitindo a entrada gratuita a pais e acompanhantes, num máximo de duas pessoas por criança.

O “bilhete normal”, que dá acesso à área infantil, zona divertida e spot radical, tem um custo de 18 euros durante o período de pré-venda e 20 euros quando adquirido nos dias e local do evento.

Já o “bilhete gold”, além das três áreas referidas, dá ainda acesso à “àrea gold” e custa 22 euros em pré-venda e 25 euros nos dias do evento.

Cada bilhete deverá ser trocado no Portimão Arena pela respetiva pulseira de acesso.

 

 

No mesmo dia, a Biblioteca de Silves vai ser invadida por “Histórias Assustadoras e Tenebrosas”, no próximo sábado, 28 de Outubro, às 15h30, em mais uma sessão da “Hora do Conto”, dinamizada pelo animador sociocultural Bruno Baptista.

A iniciativa insere-se nas comemorações do Halloween, é dirigida a pais e filhos, dos 5 aos 10 anos, e tem entrada livre.

As histórias serão contadas por Bruno Baptista.

Nascido no Algarve, Bruno Batista é licenciado em Animação Cultural e Educação Comunitária, dividindo o seu trabalho entre a representação, a narração de histórias, a mediação do livro e a formação.

Como contador de histórias, tem mais de mil sessões realizadas, participando em festivais, feiras do livro, escolas, bibliotecas, semanas da leitura, entre outros.

A iniciativa requer inscrição prévia, através do telefone 282 440 899 ou do endereço de correio eletrónico [email protected].

 

 

No concelho de Tavira, em Santo Estêvão, a noite de Halloween faz-se com rock e música dos anos 80, com a banda Capitão Fantasma e o DJ Nuno Silva.

A banda de Lisboa celebra este ano o seu 35º aniversário e regressa ao Sotavento Algarvio.

Para encerrar a noite, os sons dos anos 80 invadem a aldeia de Santo Estêvão, pelas mãos do DJ Nuno Silva, do programa Rua 80.

O evento é organizado pela Associação 1597 – Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Santo Estêvão, a mais recente associação da região, que foi constituída com o objetivo de dinamizar a Aldeia de Santo Estêvão e a região do Barrocal Algarvio.

Os bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente na Farmácia Cesário Tavares ou através do 960 370 007.

Também podem ser adquiridos no dia do evento, com a bilheteira a abrir às 21h00.

O concerto dos Capitão Fantasma está marcado para as 22h00 e os 80s Halloween com DJ Nuno Silva para as 23h30.

O evento tem o apoio institucional da União de Freguesias da Luz de Tavira e Santo Estêvão e da Rádio Gilão.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub