Costa abre em Portimão sessões plenárias do PS pelo país para apresentar OE2024

Ministra Ana Abrunhosa estará em Tavira, João Gomes Cravinho, em Évora, Mariana Vieira da Silva, no Crato (Portalegre) e Pedro Adão e Silva em Castro Verde (Beja)

O secretário-geral do PS abre este sábado, em Portimão, uma série de 19 sessões plenárias promovidas pelo seu partido em todo o país e que se destinam à apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2024.

Esta primeira sessão de uma série de iniciativas denominadas “Prestar Contas”, que se prolongam até ao próximo dia 27 – três dias antes do começo da discussão no parlamento do Orçamento na generalidade -, realiza-se no Alvor e estará inserida num evento organizado pela JS, o “Fórum Europa”.

De acordo com uma nota da JS, o “Fórum Europa” deverá juntar cerca de 200 jovens e pretende ser “um momento de reflexão na antecâmara das eleições europeia” de junho de 2024, contando com as presenças dos eurodeputados socialistas Pedro Marques, Maria Manuel Leitão Marques, Margarida Marques e João Albuquerque, e de dirigentes do PS como Francisco André, Jamila Madeira e Isilda Gomes.

A sessão de encerramento deste fórum, que tem como tema central as medidas para a juventude incluídas na proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2024, terá intervenções de António Costa e do líder da JS, Miguel Costa Matos.

Em relação aos outros plenários com militantes e simpatizantes socialistas, o PS tem agendadas sessões neste domingo com a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no Crato (Portalegre), e na segunda-feira com o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva em Castro Verde (Beja).

Na terça-feira, a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, estará em Famalicão (Braga) e a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, no Cadaval (região do Oeste). Na quinta-feira, a ministro do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, apresenta o Orçamento na Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS e, na próxima sexta-feira, o ministro da Educação, João Costa, marca presença em Santa Maria da Feira (Aveiro).

Já no que respeita à segunda semana desta iniciativa, no próximo dia 21, o secretário-geral Adjunto do PS, João Torres, terá uma sessão na sede da Federação da Guarda do PS, enquanto o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, se desloca a Vila Praia de Âncora (Viana do Castelo) e o ministro das Infraestruturas, João Galamba, a Santa Comba Dão (Viseu).

A seguir, no próximo dia 22, o PS promove plenários com os ministros da Economia, António Costa e Silva (Bragança) e da Administração Interna, José Luís Carneiro, em Leiria.

O ministro das Finanças, Fernando Medina apresenta o Orçamento aos militantes e simpatizantes socialistas em Setúbal no dia 24 de outubro, e dois dias depois será a vez da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, ter idêntica sessão em Gondomar (Porto).

Em 27 de outubro, último dia da iniciativa, haverá reuniões com as ministras da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, em Sabrosa (Vila Real), da Coesão, Ana Abrunhosa em Tavira, dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, em Évora, assim como com o líder parlamentar socialista, Eurico Brilhante Dias em Coimbra e com o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes em Tomar (Santarém).

O PS tenciona ainda promover uma sessão de apresentação da proposta Orçamental em Penamacor (Castelo Branco), no dia 23 de outubro, mas, segundo este partido, o orador ainda não está confirmado.

 



Comentários

pub