Biblioteca de Portimão tem um Rato que é um espetáculo

Companhia de teatro Marionet «questionar a forma como a sociedade em que nos inserimos se relaciona com os espaços e pensa os serviços públicos»

O “Rato de Biblioteca”, um ser conhecido por passar boa parte dos seus dias por entre livros, dá nome à peça de teatro com que a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vai celebrar o 30º aniversário, no dia 6 de Novembro, às 18h00.

Inaugurada a 6 de Novembro de 1993, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vai assinalar três décadas de bons serviços prestados à comunidade portimonense com um evento teatral, protagonizado pela Companhia Marionet.

O espetáculo destina-se ao público em geral e desenvolve-se em torno dos ratos de biblioteca, que, segundo os responsáveis pela companhia, «agora são de outra espécie, pois dizem que já não querem saber dos livros e roem de fora para dentro».

Segundo a sinopse, «um espetáculo sobre uma biblioteca é um bom pretexto para questionar a forma como a sociedade em que nos inserimos se relaciona com os espaços e pensa os serviços públicos, no sentido de responder à seguinte questão: podemos garantir que hoje qualquer pessoa tem acesso gratuito a todos os livros que quiser ou precisar de ler?».

Criada em 2000, a companhia Marionet está sediada em Coimbra e tem produzido um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência, desenvolvendo criações artísticas originais a partir de temas científicos, ao mesmo tempo que realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projetos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projetos de ciência participativa.

Em 2010 foi selecionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da Direção-Geral das Artes (D-GA) e Agência Ciência Viva.

Dois anos depois, a companhia teatral fundou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento.

A Marionet também tem estabelecido colaborações com diversas entidades das artes e ciências, sendo atualmente financiada pela D-GA no âmbito do Programa de Apoio Sustentado à atividade artística profissional.

 

 



Comentários

pub