18 cientistas da Universidade do Algarve encontram-se entre os mais citados a nível mundial

Estes resultados contam com a rubrica de um grupo de peritos

18 cientistas da Universidade do Algarve (UAlg) encontram-se entre os mais citados a nível mundial, segundo a mais recente atualização do ranking “World’s Top 2% Scientists list”, disponibilizada pela Universidade de Stanford (Califórnia, Estados Unidos da América).

A base de dados abrange 22 áreas e 174 disciplinas, apresentando uma seleção dos cientistas cujos trabalhos de investigação publicados aceleraram o progresso nas suas respetivas áreas e influenciaram a produtividade do trabalho de outros investigadores.

A atualização, publicada no passado dia 4 de Outubro, utiliza as citações da base de dados Scopus, uma base online internacional de artigos científicos e respetivas citações, em diversas tipologias, para jornais e revistas académicas.

Dos mais de 200 mil investigadores que aparecem nesta lista e, à semelhança do que já tinha sido feito anteriormente, os dados foram compilados em duas listas: uma que permite aferir o impacto ao longo da carreira, onde se destacam 12 docentes/cientistas da Universidade do Algarve, e outra que tem como referência o impacto ao longo do último ano, que contempla 18 docentes/cientistas da Academia algarvia.

Estes resultados contam com a rubrica de um grupo de peritos, liderado por John Loannidis (Stanford University), e fornecem informações padronizadas sobre citações, h-index, hm índex ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto.

A primeira versão foi publicada em 2019, tendo como finalidade a criação de um banco de dados de mais de 100 mil cientistas, disponível ao público, e, desde então, a publicação é atualizada a cada ano.

Investigadores da Universidade do Algarve:

 

Com impacto ao longo do último ano

Ana Grenha

Antje Voelker

António Ruano

Elsa Cabrita

Henrik Hellquist

Hugo Pereira

João Varela

Karim Erzini

Luísa Barreira

Luísa Custódio

Luisa Gouveia

Manuel Aureliano

Maria D. Antunes

Pedro Fonte

Stefan Samko

Thomas Panagopoulos

Vera Aldeias

Wolfgang Link

Com impacto ao longo da carreira

Ana Grenha

António Ruano

Henrik Hellquist

José Valente de Oliveira

Karim Erzini

Karl Magnus Petersson

Leslie W. Woodcock

Luisa Gouveia

Manuel Aureliano

Maria Teresa Dinis



Comentários

pub