VRSA investe cerca de um milhão no setor da educação

Obras em escolas e contratação de recursos humanos entre os investimentos feitos

A Câmara de Vila Real de Santo António (VRSA) fez obras em diversas escolas do Ensino Básico (EB) do concelho e conta investir cerca de um milhão de euros no setor da educação, este ano letivo.

Na escola EB1 Caldeira Alexandre (edifício norte), foram feitas obras de remodelação do pavimento em 8 salas da EB1, no valor de 30 mil euros.

Já na EB1/JI Santo António, foi substituído o piso do parque infantil, uma obra avaliada em 51 mil euros, que «permitiu a colocação de um novo piso com condições técnicas de maior durabilidade e resistência», segundo a Câmara de VRSA.

«De forma a ampliar os níveis de conforto térmico para alunos e docentes, foram instalados diversos aparelhos de ar condicionado em salas do 1º ciclo, num investimento na ordem dos 10 mil euros», acrescentou.

A autarquia também investiu 10 mil euros na ampliação e requalificação da Unidade de Ensino Estruturado da EB 1 Caldeira Alexandre, «adequando-a às atuais necessidades e exigências da Educação Inclusiva».

Este investimento, justifica a Câmara, deveu-se «ao aumento de alunos utilizadores da Unidade de Ensino Estruturado – e com vista a promover o desenvolvimento de terapias mais eficazes, nomeadamente a Abordagem Snoezelen».

Também foram modernizados os equipamentos informáticos, tendo sido adquiridos «computadores, projetores e monitores para as escolas do 1º ciclo, num investimento que ronda os 20 mil euros».

Em simultâneo, o município e as Juntas de Freguesia realizaram várias intervenções de melhoria nos diversos edifícios escolares do concelho, nomeadamente ao nível das pinturas, reparações elétricas, canalizações, entre outros.

Bem mais avultado, foi o investimento feito em recursos humanos, que ascendeu a cerca de 600 mil euros, mas que permitiu que o município de VRSA iniciasse o ano letivo «com um incremento significativo de Assistentes Operacionais em todas as escolas, cumprindo os rácios estabelecidos.

 

 

«Considerando que muitos agregados do concelho apresentam uma frágil condição económica e dificuldades em adquirir os livros de fichas complementares ao estudo – que são sugeridos pelos docentes para melhorar o desempenho dos alunos -, a autarquia decidiu alargar a atribuição legalmente prevista no âmbito da ação social escolar e vai apoiar 775 alunos do 1º ciclo do Ensino Básico da rede pública na aquisição dos livros de fichas. O investimento ascende aos 32 mil euros», disse ainda a Câmara de VRSA.

Ainda neste âmbito, a autarquia irá atribuir, «a todas as salas do ensino pré-escolar e 1º ciclo, um kit de material pedagógico e de desgaste, no valor aproximado de 150 euros por sala, de modo a permitir que os docentes desenvolvam as atividades com os alunos, sem necessidade de recurso constante aos Encarregados de Educação. A medida representa uma aposta na ordem dos 6 mil euros e o material já está a ser entregue às escolas».

Paralelamente, a autarquia de VRSA continua a garantir «a gestão dos refeitórios escolares, a gestão dos transportes escolares, incluindo o transporte adaptado para alunos com necessidades específicas, o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo (investimento de 110 mil euros), a promoção das medidas de ação social escolar e a cobertura de todas as despesas inerentes ao funcionamento dos estabelecimentos de ensino do concelho».

Para o ano letivo 2023/2024, a Câmara de VRSA disponibiliza ainda um conjunto de atividades que promovem e enriquecem o conhecimento em várias áreas do saber, dirigidas às turmas de todos os níveis de ensino, de modo a complementar a aprendizagem dos alunos.

As atividades propostas na «Oferta Educativa 2023/2024» incidem nas diversas áreas do conhecimento e são norteadas pela universalidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

 

Com o intuito de fomentar a interdisciplinaridade pedagógica e coadjuvar os Educadores de Infância da rede pública, o município irá promover, na educação pré-escolar, atividades de oferta complementar ao currículo, dinamizadas por técnicos com formação específica nos domínios da música, atividade física e expressão dramática. Esta medida reveste um investimento global na ordem dos 20 mil euros.

«O arranque de mais um ano letivo marca o começo de novos desafios e oportunidades, pelo que queremos assegurar que todas as crianças e as suas famílias se sintam apoiadas nesta jornada. Estas medidas refletem o nosso compromisso com a educação e o bem-estar das nossas crianças e jovens e constituem um claro apoio à população do concelho de Vila Real de Santo António no contexto económico atual», afirmou Álvaro Araújo, presidente da Câmara de VRSA.

«Com estas ações, o município de Vila Real de Santo António reafirma a sua disponibilidade para trabalhar em estreita colaboração com as escolas, pais e a comunidade em geral, promovendo o sucesso escolar e proporcionando um ambiente de aprendizagem enriquecedor», concluiu.

 

 



Comentários

pub