Um dos maiores mistérios da História do Sotavento Algarvio acaba de ser desvendado

Resposta a enigma com quatro séculos foi agora desvendada pelo historiador de arte Marco Sousa Santos

Um dos maiores mistérios da História do Sotavento Algarvio acaba de ser desvendado: foram localizadas as pedras nobres da ermida de Santo António, edificada na vila de Santo António de Arenilha (antiga Vila Real de Santo António).

O historiador Fernando Pessanha recorda que a vila de Arenilha foi fundada na foz do Guadiana, em 1513. Foi constituída como um couto de homiziados, sendo que no seu porto – onde eram contrabandeados escravos e mercadorias trazidas das praças portuguesas do Norte de África – era frequentemente atacado pelo corso e pela pirataria.

Ainda segundo o investigador, a partir de 1542, a alcaidaria-mor de Arenilha foi atribuída a António Leite, capitão das praças portuguesas de Mazagão, Azamor e do forte do Seinal, como compensação pela perda da capitania de Mazagão, onde se concentraram as forças portuguesas no sul de Marrocos depois da evacuação de Safim e Azamor.

De facto, foi durante a evacuação de Alcácer Ceguer, em 1550, que o capitão António Leite transferiu para os edifícios religiosos de Santo António de Arenilha (Igreja da Trindade e Ermida de Santo António) as pedras nobres da capela existente no forte do Seinal, nomeadamente, as pias batismais e de água benta, uma coluna com as armas de António Leite e a pedra do altar-mor.

Estas informações, avançadas por Hugo Cavaco, em 2010, e desenvolvidas em vários estudos de Fernando Pessanha, desde 2014, levantaram, no entanto, uma dúvida: o destino dado às pedras nobres de Arenilha quando a população da vila se dispersou pelo concelho, no século XVII, durante a guerra da Restauração, para fugir aos constantes ataques de espanhóis e do corso do Norte de África.

A resposta a este enigma com quatro séculos foi agora desvendada pelo historiador de arte Marco Sousa Santos, que identificou, na ermida do Revelim de Santo António, em Castro Marim, um pedestal com o que será o brasão de armas do capitão António Leite, alcaide-mor de Arenilha, assim como o tampo de uma mesa de altar onde figura a inscrição: “ESTE.(A)LTAR.E.IRMI/DA.MANDOV.FAZER.AMTO.LE.ESTÃNDO.POR.CAPITÃ.N/O.SE(INAL) (…)”.

«Esta descoberta destaca-se, portanto, pela sua grande importância histórico-cultural, não só por se tratar de um património arqueológico dos Algarves de Aquém e de Além-mar, trazido para a foz do Guadiana no contexto da reformulação da estratégia norte-africana de D. João III, como também por se tratar dos únicos materiais (conhecidos) que sobreviveram ao desaparecimento da vila de Santo António de Arenilha, reconstruída a partir de 1774 já com o nome de Vila Real de Santo António», explicam Fernando Pessanha e Marco Sousa Santos.

«Por trás destas pedras, há toda uma epopeia», salienta Fernando Pessanha em declarações ao Sul Informação. O capitão António Leite, recordou o historiador, trouxe estas pedras «de Marrocos para Arenilha, para não as deixar lá entregues aos mouros». Durante muito tempo não se soube do seu paradeiro, mas agora, graças à investigação de Marco Sousa Santos, foram localizadas na ermida do Revelim de Santo António, que está habitualmente fechada ao público.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub