Silves alarga área da recolha seletiva de resíduos alimentares na restauração

Iniciativa integra a campanha “Lixo Zero Ambiente 100” e pretende colocar “Silves a Valorizar da Serra ao Mar”

O Município de Silves alargou a área da operação de recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) ao setor comercial da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra.

Esta iniciativa, que integra a campanha “Lixo Zero Ambiente 100”, pretende colocar “Silves a Valorizar da Serra ao Mar”, e começou no dia 25 de Setembro.

Em nota, a autarquia afirma que «o projeto que foi pioneiro na região do Algarve constitui um importante passo no cumprimento do objetivo ambiental que passa pela correta gestão de biorresíduos, até ao final de 2023, em todo o país».

A recolha seletiva de resíduos alimentares aos estabelecimentos está a ser implementada de forma gradual no concelho de Silves com recurso a contentores e baldes próprios para este tipo de resíduos.

O setor da restauração será assim beneficiado com circuito dedicado e recolha porta-a-porta com baldes (23 litros) e contentores próprios (120 litros), devidamente identificados (tecnologia RFID) e concebidos para armazenar resíduos deste tipo.

«A iniciativa permitirá maior salubridade ao espaço urbano, evitando que os contentores de indiferenciados sejam sobrecarregados com resíduos alimentares», refere a Câmara, que, gradualmente espera a adesão de mais estabelecimentos produtores de biorresíduos até que todo o concelho seja coberto pela recolha seletiva.

O produto deste esforço de recolha seletiva reverte para a economia da região com a produção de um composto de qualidade (fertilizante natural) e desvio de resíduos de Aterro.

A operação é financiada integralmente pelo Fundo Ambiental, no âmbito da candidatura ao programa RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos.

 



Comentários

pub