Chef Rui Sequeira junta Hans Neuner e outros amigos no jantar de anos do Alameda

Maioria dos pratos são feitos à base de produtos da região

Um jantar “Entre Amigos”, em que três reconhecidos chefes de cozinha e um barman se juntam ao chef da casa Rui Sequeira, vai celebrar o terceiro aniversário do restaurante Alameda, em Faro, na quarta-feira, dia 22.

O algarvio Rui Sequeira, proprietário e chefe de cozinha do Alameda, convidou os chefs Hans Neuner,  responsável pelo Ocean, restaurante com 2 estrelas Michelin, Carlos Afonso, proprietário do restaurante lisboeta O Frade, e o chef pasteleiro Márcio Baltazar, que foram seus colegas durante os anos em que trabalhou no Ocean, para ajudar a confecionar o jantar.

No menu estão pratos à base de produtos regionais, seja o peixe e marisco fresco, seja, por exemplo, o molho de Monchique, a morcela de arroz típica deste concelho serrano.

«Este aniversário marca o início dos jantares “Entre Amigos”, um evento que pretendo manter com regularidade, onde o Alameda será o anfitrião das amizades que se desenvolvem nesta área tão desafiante e tão criativa em que trabalhamos», enquadra Rui Sequeira.

«Queremos que seja um momento de experiências em termos de sabores, produtos e técnicas, onde promovemos a partilha e a união entre profissionais e, acima de tudo, proporcionamos uma experiência única aos nossos clientes», acrescenta.

Essa experiência começa com miúdezas de frango, castanha e cogumelos, tártaro de atum, folha de shiso e óleo de palma, e puntillita, as entradas a servir no jantar, que ficam a cargo de Guilherme Sousa, Fausto Fabri e Francisco Matias, elementos da equipa do Alameda.

«De seguida, o chef Carlos Afonso irá preparar dois pratos em que o atum e as ostras da ria Formosa estarão em destaque. Ainda nos pratos de peixe, o chef Rui Sequeira confecionará uma carbonara de raia, antes de apresentar o seu porco preto, morcela de arroz de Monchique e castanha», segundo o Alameda.

As sobremesas deste menu especial estarão a cargo de Hans Neuner e Márcio Baltazar, que vão preparar «um requeijão, pitanga da madeira e nozes de Trás-os-Montes, ao qual se seguirá, da autoria de Carlos Afonso, um leite creme de cabra».

Para harmonizar estas propostas gastronómicas, há cocktails criados por Wilson Pires, cerveja Inédit Estrella e vinhos como Poças, Filipa Pato, e Quinta do Piloto, «um pairing perfeito para as criações dos chefes».

O jantar “Entre Amigos” custa 89,90 euros por pessoa, com harmonização de vinhos incluída. As reservas podem ser através do telefone 289824831, com o pré-pagamento a ser feito na hora da marcação.

 



Comentários

pub