Loulé junta-se à primeira celebração do Dia Nacional da Sustentabilidade

Efeméride foi criada para reafirmar a importância da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030

O Dia Nacional da Sustentabilidade é celebrado esta segunda-feira, 25 de Setembro, pela primeira vez, e Loulé também comemora a efeméride criada para reafirmar a importância da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas em Portugal.

A data, instituída na Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2023, publicada a 9 de Junho de 2023, corresponde ao aniversário (oitavo) da aprovação pelos líderes mundiais da resolução da ONU intitulada “Transformar o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Aí são estabelecidos os ODS, desdobrados em 169 metas, com o propósito de apoiar um crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás.

Loulé junta-se a esta celebração, realçando o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município na integração da agenda mundial nas suas políticas públicas.

Um dos destaques foi a adesão à Plataforma ODSlocal, em 2018. Desde aí, o trabalho desenvolvido pela autarquia, em estreita parceria com o consórcio da Plataforma ODSlocal (CNADS – Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, o OBSERVA – Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, o MARE da Universidade Nova de Lisboa e a 2adapt), tem permitido territorializar os ODS no concelho de Loulé.

Com o objetivo de partilhar a experiência da abordagem da Plataforma ODSlocal desenvolvida colaborativamente com o Município de Loulé, foi elaborado, em parceria entre estas entidades, o relatório “Territorializando os ODS: Processo Colaborativo Entre A Plataforma Odslocal E A Autarquia De Loulé” que pode ser consultado aqui».

Em nota, o Município de Loulé recorda que «tem também um papel de destaque na Secção de Municípios para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Associação Nacional de Municípios Portugueses, criada em 2022, da qual o autarca Vítor Aleixo é presidente».

«A criação desta Secção contribui para o diálogo, troca de experiências e partilha de soluções em torno de um referencial de ação comum, a Agenda 2030, em relação ao qual as autarquias locais têm um papel e uma responsabilidade essenciais».

«É este caminho que pretendemos continuar a traçar, em prol dos ODS, apostando na monitorização, de forma a podermos ‘medir os resultados’ e mapear práticas inovadoras e sustentáveis que, tanto as autarquias como a sociedade civil e as empresas, estão a implementar», assumem os responsáveis municipais.

 

 



Comentários

pub