Loulé: Hoje há um percurso geológico noturno na Rocha da Pena

As inscrições são gratuitas

O Percurso Geológico na Rocha da Pena vai marcar o arranque das Jornadas Europeias do Património em Loulé, esta sexta-feira, 1 de Setembro. 

O Museu Municipal associa-se a mais uma edição destas Jornadas, este ano subordinadas ao tema “Património Vivo”, e que decorre de 22 a 24 de Setembro.

No entanto, neste concelho, o programa arranca já esta sexta-feira, 1 de Setembro, com um percurso geológico na Rocha da Pena.

A caminhada noturna neste monumento natural é uma atividade de dificuldade moderada e tem início às 21h00. O objetivo é «explorar as maravilhas geológicas deste local, que testemunham a longa evolução do Algarve desde uma época anterior aos dinossauros até aos nossos dias», refere o Município, fazendo referencia aos fósseis do Metoposaurus algarvensis, a “salamandra gigante” do Algarve, uma espécie só encontrada neste território.

A caminhada, orientada pelo paleontólogo Hugo Campos e pelo geólogo Gonçalo Maurício, destina-se a participantes com idade mínima de 14 anos.

As inscrições são gratuitas, mediante marcação prévia para [email protected] /289 400 885/289 400 611.

O ponto de encontro será na Fonte dos Amuados (Bar das Grutas – Coordenadas – 37.25030, -8.09797).

Ao longo do mês de Setembro, estão previstas outras atividades inseridas nestas Jornadas, entre as quais a visita orientada “Viagem ao passado: Do Hammam de Al- `Ulyà à casa Senhorial dos Barreto” (21 Setembro, 18h00), Conferência “Achados arqueológicos e naufrágios no Mar de Quarteira”, por Pedro Barros (23 Setembro, 18h30, Centro Autárquico de Quarteira) seguida de visita comentada à exposição “Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira” (19h30) e Património ao Luar “Mar Jurássico da Tôr” (29 Setembro, 21h00).

O tema “Património Vivo” celebra as práticas e as formas como o passado é preservado na memória coletiva e transmitido de geração em geração.

Estas Jornadas desafiam a uma reflexão sobre as respostas a dar aos desafios colocados pela sociedade.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, constituindo o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa.

 

 



Comentários

pub