Grupo Pestana compra Vila Sol por 43 milhões de euros

Até ao momento, esta é considerada a maior transação do ano de um single asset hoteleiro

O Grupo Pestana, que já assegurava a gestão da unidade hoteleira e dos campos de golfe, comprou o empreendimento Vila Sol, situado perto de Vilamoura, por cerca de 43 milhões de euros.

Este empreendimento inclui um hotel de 5 estrelas, dois campos de golf de 18 e 9 buracos e um terreno para desenvolvimento com uma área bruta construtiva de 7.770 metros quadrados.

O Pestana Vila Sol é uma referência na indústria hoteleira e no turismo de golfe em Portugal, destacando-se pela sua localização privilegiada em Vilamoura, uma das zonas mais premium do Algarve. Com 189 quartos, uma ampla gama de comodidades de primeira classe e dois campos de golfe de renome internacional, com o total de 27 buracos, o complexo atrai tanto turistas, quanto jogadores de golfe de todo o mundo.

Além disso, o terreno para desenvolvimento acrescenta ainda valor a este negócio, oferecendo oportunidades para futuros projetos de expansão ou empreendimentos imobiliários.

«Esta venda bem-sucedida destaca a resiliência do mercado imobiliário em Portugal e o crescente interesse de investidores nacionais e internacionais na região algarvia», salienta um comunicado das consultoras JLL, CBRE e Worx, que assessoraram a Santander Asset Management na venda deste complexo turístico de 5 estrelas.

“A aquisição do empreendimento Pestana Vila Sol é o culminar de um processo iniciado há uma dezena de anos, quando o Grupo Pestana assumiu a gestão desta unidade hoteleira e do campo de golfe adjacente. Numa primeira fase, conseguimos recuperar a rentabilidade destas unidades, tendo, posteriormente, reforçado a aposta, assumindo o risco enquanto arrendatários com uma renda fixa de mercado”, disse Pedro Lopes, administrador da Região Algarve do Grupo Pestana.

“Com a compra deste empreendimento, demonstramos e salientamos aquele que tem sido, desde o primeiro momento, o nosso compromisso com este projeto e com a aposta no turismo no Algarve”, concluiu Pedro Lopes.

“Esta venda representa um marco significativo no mercado imobiliário de Vilamoura, destacando o potencial de investimento contínuo na região. O Pestana Vila Sol é uma referência do turismo e do golfe no Algarve, e estamos satisfeitos e orgulhosos em ter participado nesta transação.” comenta Karina Simões, Head of Hotel Advisory da JLL.

Duarte Morais Santos, Head of Hotel da CBRE Portugal acrescenta que “este é mais um negócio que vem confirmar o crescente dinamismo do mercado hoteleiro na zona sul do país, atrativo quer para investidores internacionais, como nacionais. O Pestana Vila Sol é um ativo ímpar e de referência no Algarve e foi para nós um orgulho estarmos envolvidos nesta transação. Acreditamos bastante no potencial crescente da região algarvia que com produto de qualidade terá o que é necessário para crescer e atrair novos investidores no futuro”.

Francisco Caldeira, da Worx Real Estate Consultants, comenta, por seu lado, que “o setor hoteleiro tem ganhado um crescente destaque em 2023, representando 40% do volume total de investimento na primeira metade do ano. Desta forma, é notória a contínua importância de Portugal no mapa de investimento internacional, bem como o peso do turismo no país. O Algarve, com destaque para Vilamoura, tem evidenciado a sua constante evolução e desenvolvimento, tornando-se atrativo no contexto do turismo mundial. Esta operação enfatiza a importância estratégica da região, tanto para operadores quanto para investidores nacionais e internacionais. Por fim, é importante destacar o trabalho realizado pelas três consultoras, que em estreita colaboração com o Santander, enquanto cliente, concretizaram uma transação de sucesso e de referência em 2023, da qual todos se podem orgulhar”.

Luís Figueiredo, administrador da Santander Asset Management, referiu que “o setor Hoteleiro mostrou-se muito resiliente no período pós pandemia, continuando Portugal a ser um dos destinos turísticos privilegiados, nomeadamente a região do Algarve. Sempre acreditámos no valor do “complexo” Vila Sol, pelo seu potencial, localização, complementaridade com os campos de golf, retirando assim a sazonalidade da operação do hotel e também por ser operado pelo prestigiado Grupo Pestana, tornando-o num ativo atrativo e com forte interesse por parte dos investidores”.

 

 



Comentários

pub