Ferragudo vai ter Bairro Comercial Digital com vista para o Arade

Uma loja virtual e realidade aumentada fazem parte de uma candidatura que a Câmara de Lagoa, a Junta de Ferragudo e a Acral viram recentemente aprovada

Arade In Vista é o nome do novo Bairro Comercial Digital que vai nascer em Ferragudo, no concelho de Lagoa, com o objetivo de dinamizar e modernizar os negócios existentes na freguesia, através da digitalização e da promoção do comércio.

A Câmara de Lagoa, a Junta de Freguesia de Ferragudo e a Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (Acral) viram aprovada uma candidatura à iniciativa Bairros Comerciais Digitais, com um valor elegível de perto de 900 mil euros.

Este projeto, que será implementado nos próximos dois anos, abrange um total de 189 estabelecimentos, entre lojas de comércio local, mais tradicionais, até unidades de alojamento local, passando por empresas de animação turística, existentes numa área com cerca de 1,9 hectares, que corresponde às principais ruas comerciais de Ferragudo.

Neste período, será feito um trabalho de «dinamização do comércio local, através da aposta na digitalização e modernização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, na promoção do comércio e na integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento».

Um dos pontos centrais deste novo Bairro Comercial Digital é uma plataforma de marketplace – ou seja, uma loja virtual -, associada a cacifos com fechaduras «cuja chave é um QRCode», revelou ao Sul Informação Luís Alberto, presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo, que foi quem deu o pontapé de saída a todo o processo.

Na prática, os clientes poderão, no futuro, adquirir um produto das lojas do Bairro Comercial Digital, através da plataforma de marketplace, e optar por o recolher num dos cacifos, que «funcionarão 24 sobre 24 horas, sete dias por semana».

A par disso, surgirão nesta vila, nos próximos dois anos, «totens informativos, 24 pontos de acesso wifi com capacidade para 12 mil utilizadores em andamento, uma landing page para o comércio local com mapa em 3D, muppis informativos e interativos e uma montra digital, bancos e papeleiras inteligentes, casas de banho automáticas, bem como uma estratégia de comunicação e de publicidade específica, potenciando os negócios e os visitantes do bairro», segundo a Junta de Freguesia de Ferragudo.

Outra dimensão do projeto é o mapeamento das ruas da vila, associado à realidade virtual aumentada e à visão 360º, que permitirá «saber como Ferragudo foi no passado, em determinado local, e até, em alguns casos, como vai ser no futuro, sempre que houver projetos pensados», segundo Luís Alberto.

O centro de Ferragudo também vai passar a ter passadeiras inteligentes e indicadores de estacionamento indevido, nomeadamente «câmaras em locais de estacionamento para deficientes, que permitirão perceber, através da matrícula e dos dísticos, se aquele carro pode lá estar estacionado».

Tudo isto será alicerçado «nas ações já desenvolvidas pela freguesia (eventos culturais, espaço do cidadão, dinamização de redes sociais, pontos de wifi, por exemplo), bem como dos equipamentos instalados pelo município no âmbito da 1ª Smartcity do Algarve (contadores inteligentes, rega programada, sensores de mensuração)».

Com estas medidas, «a par da preservação dos valores do lugar de Ferragudo, com 503 anos», o consórcio promotor do projeto visa «proporcionar a modernização do comércio local, a forma como se relacionam com os seus clientes, cada vez mais alicerçada nas novas tecnologias e no comércio digital, bem como modernizar equipamentos e espaços públicos dotando-os de maior comodidade e sustentabilidade».

«Também quisemos ir ao encontro daquela ideia da cidade 15 minutos, em que Paris foi pioneira. Mas, como em Ferragudo 15 minutos é muito tempo, adaptámo-la para Bairro de 5 minutos», onde o cidadão que se encontre no seu centro «estará a essa distância de quaisquer dos serviços que necessita».

Este conceito permitirá ainda «um aprofundamento dos contactos pessoais, uma melhor mobilidade e sustentabilidade para os que nos visitam e para os que aqui vivem, acima de tudo», diz Luís Alberto.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, a ideia surgiu, desde logo, «daquilo que fomos obtendo, no contacto com as pessoas».

«No ano passado, abriu um aviso para os Bairros Comerciais Digitais e achámos que seria uma boa ideia elaborar um projeto e apresentar uma candidatura. Entrámos em contacto com a Câmara de Lagoa e avançámos com o processo», disse.

De caminho, foram envolvidos os destinatários do projeto, «num processo participativo, iniciado em 2022, que envolveu comerciantes locais em várias reuniões, recolha de inquéritos em papel e online, bem como uma equipa multidisciplinar composta pelo presidente da Junta e técnicos do Município»,

Para a Junta de Freguesia de Ferragudo, o trabalho que resultou na candidatura vencedora, umas das 65 do país e quatro do Algarve que conseguiram verba nesta primeira fase, «é um exemplo de que como é possível tecer sinergias entre os diferentes atores locais em prol de um objetivo comum, alicerçada na capacidade técnica e financeira do Município de Lagoa, líder do consórcio».

A diversidade de ações e tecnologias a implementar em prol do cidadão «é tamanha, que necessitará, não só no seu início, mas também nos próximos anos, de formação específica para todos os intervenientes, bem como um gestor de bairro permanente, de forma a potenciar, monitorizar e avaliar diariamente a evolução do Bairro».

O próximo passo, disse Luís Alberto, «é a divulgação junto dos comerciantes», até para os envolver no processo. Depois, «é lançar os concursos e procedimentos, para aquisição de equipamentos e software».

Das 65 candidaturas que obtiveram financiamento, nesta primeira fase, há mais três algarvias, em Olhão, Vila Real de Santo António e Loulé (Quarteira).

 

 

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