Faculdade de Medicina da UAlg recebe Curso Europeu de Emergência Cirúrgica

Trata-se da segunda edição do curso em Portugal, mas da primeira a realizar-se no Algarve

Centro de Simulação Clínica

A primeira edição no Algarve do Curso Europeu de Emergência Cirúrgica vai acontecer nos dias 2 e 3 de Outubro, no Centro de Simulação Clínica da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro.

Este curso tem o patrocínio científico da Sociedade Europeia de Trauma e Emergência Cirúrgica e também da Associação Americana de Cirurgia de Trauma, contando com o apoio organizativo do Hospital Particular do Algarve.

Vai acolher participantes internacionais e um leque de dez formadores, tanto nacionais quanto internacionais, que terão a coordenação do médico Carlos Mesquita, presidente da Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica (ALTEC).

O curso está direcionado para a educação cirúrgica de emergência de causa não traumática e envolve sessões teóricas e discussão de casos clínicos, que permitem auxiliar na precisão do diagnóstico e na tomada de decisão clínica em contexto de prática de emergência.

Algumas das condições que serão alvo desta abordagem técnico-científica incluem a sépsis abdominal, obstrução intestinal, isquemia mesentérica, pancreatite, colecistite aguda, hemoperitoneu, entre outras.

 



Comentários

pub