Docapesca lança nova plataforma de monitorização e estudo da raia curva

A app está disponível para sistema Android e em breve para iOS

Foto: Direção-Geral de Recursos Marítimos

A Docapesca lançou a aplicação “PERaia – Plataforma de Estudo da Raia” paa dar «resposta à necessidade de monitorização e estudo da Raia Curva (Raja undulata)».

Segundo a Docapesca, esta plataforma vai facilitar «o preenchimento dos registos por parte dos profissionais da pesca e, simultaneamente, a análise de dados por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)».

A «nova plataforma de monitorização e estudo da raia curva constitui mais um importante passo na digitalização do setor das pescas, permitindo uma análise científica mais rigorosa da presença desta espécie ao longo da costa portuguesa», acrescenta.

A app está disponível para sistema Android e em breve para iOS e irá recolher e tratar os dados para fins científicos.

Apesar de garantido o anonimato dos utilizadores, cada profissional terá uma área pessoal para consultar o histórico dos seus registos.

Esta funcionalidade permitirá a análise científica da presença da espécie ao longo da costa, eliminando o preenchimento manual de um formulário em papel, entregue nas lotas e posteriormente enviado ao IPMA.

Com o aumento da quantidade e fiabilidade dos dados disponíveis, será possível melhor estimar o estado da espécie raia curva e emitir pareceres científicos sobre os níveis sustentáveis da pesca deste importante recurso.

 



Comentários

pub