Centro de Artes e Ofícios de Albufeira acolhe workshops criativos

Até final do mês

O Centro de Artes e Ofícios de Albufeira vai promover workshops criativos sobre Cerâmica, Iniciação ao Macramé – Lanterna, Pintura em Azulejo e Costura de um Talego, ao longo do mês de Setembro.

No dia 15 de Setembro, terça-feira, a formadora Carla Neto vai dinamizar a oficina de trabalho de Cerâmica, onde os participantes terão «a oportunidade de ter um primeiro contacto com a cerâmica manual», segundo a Câmara de Albufeira.

«A técnica abordada será belisque e lastra para criar uma peça através da técnica de pinch, aprender a fazer um azulejo de relevo com decalques e pintar a peça com engobes. O objetivo será explorar texturas e criar uma peça única de forma livre», descreve.

A atividade vai decorrer das 9h30 às 12h30 e tem um custo de 40 euros (material e 1ª cozedura incluídos). As inscrições devem ser feitas através do email [email protected].

A 20 de Setembro, o centro recebe o workshop de Iniciação ao Macramé – Lanterna. Desi Cornelisse é a responsável pela formação, que propõe aos participantes a possibilidade de aprender os fundamentos desta técnica de tecelagem que consiste no uso de nós.

Os alunos aprenderão «a preparar e iniciar a criação da peça, calcular a quantidade de fio necessário, conhecer e efetuar os nós de macramé básicos e intermédios, com o objetivo de produzir uma lanterna».

A atividade decorre das 10h00 às 13h00, custa 50 euros (material incluído) e as inscrições devem ser feitas através do email [email protected]. No final, os participantes levam consigo a peça executada.

No dia 23, das 14h30 às 17h30, Graça Martins promove um workshop de Pintura em Azulejo, onde ensinará «aquela que é uma das mais antigas produções artísticas do país (o azulejo tem 500 anos de produção em Portugal)».

A formação tem um custo de 30 euros, com o material incluído e as inscrições devem ser feitas através do email [email protected].

A encerrar o mês, o Centro de Artes e Ofícios recebe Maria Albertina Jerónimo, para o workshop “Vamos costurar um Taleigo”.

«Neste workshop, os participantes vão aprender a confecionar um taleigo, um saco de pano usado para transportar bens, guardar frutos secos ou pão. Vai poder escolher os tecidos podendo fazer uma composição em patchwork ou usar apenas um padrão de tecido. Vai também aprender a forrar o taleigo para um acabamento mais perfeito».

A ação decorre das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 17h00, com um custo de 25 euros. As inscrições devem ser feitas através do email [email protected].

Paralelamente, o Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa recebe, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 16h30, o tecelão do projeto ECOS – Oficina Ecológica de Cooperação Social.

O projeto ECOS, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, desenvolve e disponibiliza atividades e ações inovadoras no âmbito da capacitação pessoal e social, da empregabilidade e de promoção e integração na comunidade.

 

 



Comentários

pub