Aos 91 anos, António Horta Correia lançou mais um livro sobre Vila Real de Santo António

O novo volume resulta da recolha de notícias sobre Vila Real de Santo António nos anos de 1922 e 1923

António Horta Correia, antigo presidente da Câmara de Vila Real de Santo António e que tem 91 anos, lançou o sexto volume da coleção «Memória & Documentos» de Vila Real de Santo António.

Esta é uma compilação documental notável e única, «que pretende dar a conhecer e perpetuar histórias da História de Vila Real de Santo António, no início do século XX», explica a Arandis Editora.

O novo volume resulta da recolha de notícias sobre Vila Real de Santo António nos anos de 1922 e 1923, quando teve início o turismo em Monte Gordo.

«No entanto, mais do que uma mera compilação, a obra mostra-se enriquecida com notas de rodapé, que biografa algumas personalidades e contextualizando a notícia na realidade económica e social dessa época», diz a Arandis.

A obra pode ser comprada aqui.

António Horta Correia, nascido em Vila Real de Santo António em 1932, é licenciado em Finanças e exerceu a sua atividade profissional em empresas do sector das conservas de peixe. Professor, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António, foi também vereador e presidente da Câmara de Vila Real de Santo António.

Tem dedicado os últimos anos à investigação histórica local e à genealogia, tendo produzido um vasto conjunto de obras, que já constituem bibliografia obrigatória para quem se dedica à história desse concelho e de todo o Algarve.

Depois da publicação de «Sebastian Ramirez (1828-1900) Subsídio documental para uma biografia, (2008); «O Celebrado Mestre Cego de Campo Maior e Tavira (1649-1713), (2009); Os Mendonças das Alagoas – Ensaio Genealógico Luso-Brasileiro, (2011); «Os do Almendro», 2014; «Sebastião Vargas – Cavaleiro da Casa Real no Século XVI», 2016; em 2017 apresentou o primeiro volume da colecção «Memórias & Documentos», com documentos do seu arquivo familiar, relacionados com as personalidades José Fernandes Piloto, José Joaquim Capa e António José Piloto Capa.

O segundo volume, editado em 2019, tem a transcrição de um vasto conjunto de documentos redigidos entre 1863 e 1909 por António dos Santos Machado, uma espécie de diário de acontecimentos ocorridos em Vila Real de Santo António nesse período, contendo milhares de informações históricas inéditas.

O terceiro volume, apresentado em 2020, tem como personagens centrais os industriais Francisco Rodriguez Tenório, Juan Maestre Cumbrera e Sebastián Ramirez, grandes impulsionadores do desenvolvimento de Vila Real de Santo António.

O quarto volume tem como figuras centrais José Francisco Guimarães e José Ribeiro Alves Júnior, sendo provavelmente a obra com maior abrangência territorial, pela dimensão regional dessas personalidades.

O quinto volume foi dedicado à vida e obra da escritora e poetisa Luthgarda Guimarães de Caires.

 

 



Comentários

pub