Algarve já tem 600 novas vagas gratuitas de creche, mas ainda abrirão mais

Ontem foi inaugurada ampliação de uma creche em Portimão, visitada uma nova creche na Torre da Medronheira (Albufeira) e inaugurada outra em Vila Nova de Cacela

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O Algarve tem, desde Julho até à data de ontem, mais 600 vagas gratuitas em creches de toda a região, abertas no âmbito do Programa Creche Feliz, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, revelou a ministra do do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esta sexta-feira, em Portimão.

Ana Mendes Godinho inaugurou ontem a ampliação da creche do Lar da Criança, na Quinta da Ouriva, nos arredores daquela cidade, uma obra paga por verbas do PRR.

Mas a ministra anunciou que, já a partir da próxima semana, poderá haver mais lugares de creche a abrir na região algarvia, uma vez que há processos que estão ainda em andamento.

Margarida Flores, diretora do Instituto da Segurança Social no Algarve, revelou ao Sul Informação que deverão abrir mais «100 vagas» em toda a região. Mas há também novas creches que estão a ser construídas, ao abrigo dos apoios do PRR, em concelhos como Lagoa, Lagos, Tavira e Vila Real de Santo António, entre outros.

Apesar de, esta semana ter havido creches privadas, sobretudo dos distritos de Aveiro e Porto, a criticar o Governo por falta de aprovação de novas vagas, a ministra Ana Mendes Godinho fez questão de salientar o «exercício extraordinário» que os serviços da Segurança Social têm feito para, em tempo recorde, darem andamento a todos os processos a nível nacional.

Elogiando o trabalho que está a ser feito pela Segurança Social no Algarve, a governante disse que foi preciso «deitar abaixo tudo o que é burocracia», de modo a «chegar a mais crianças».

Aliás, no dia de ontem, a ministra também visitou a nova creche da Torre da Medronheira (Albufeira), recentemente inaugurada e da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia, enquanto, à tarde, Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, inaugurou, em Vila Nova de Cacela (Vila Real de Santo António), uma nova creche, que utiliza o edifício da antiga escola primária da localidade, que estava fechada.

 

A ministra, com Mário Guerreiro e Isilda Gomes – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Em Portimão, Mário Guerreiro, presidente da direção do Lar da Criança, foi o anfitrião da ministra da Solidariedade.

Este responsável recordou que «num só concelho, a Sul do Tejo, somos os maiores, os que damos apoio a mais crianças. Já andamos nisto há 82 anos!».

Mário e a sua irmã Isabel Guerreiro, presidente da Assembleia Municipal de Portimão e deputada algarvia eleita pelo PS, foram, aliás, criados no Lar da Criança, onde a sua mãe era a funcionária mais antiga.

No equipamento-sede, na cidade de Portimão, um edifício construído em 1968, da autoria do arquiteto modernista Vicente de Castro, há 430 crianças. Mas a instituição tem ainda uma clínica com 15 especialidades, todas ligadas aos problemas infantis.

Em 2012, para dar apoio a uma nova zona urbana junto à Ladeira do Vau, nos arredores da cidade de Portimão, foi então construído um novo polo, à data para 84 utentes em creche, a que se juntam agora 42 novos lugares.

«A Câmara desafiou-nos a dar resposta a esta parte da freguesia de Portimão, que ainda não tinha qualquer resposta», apesar de ser uma zona em expansão e com muitos casais jovens.

Em 2014, mesmo «sem acordo de cooperação», abriu também «a sala de pré-escolar, para mais 25 crianças», acrescentou Mário Guerreiro.

As instalações ampliadas, que começam a funcionar oficialmente na próxima segunda-feira, permitem, segundo o presidente do Lar da Criança, «aumentar a resposta, mas também dar mais qualidade pedagógica».

 

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

O objetivo agora é «expandir o espaço de recreio e de jogos», mas, segundo aquele responsável, há já um compromisso da Câmara de Portimão de doar um terreno ao lado das instalações do Polo da Ouriva, para esse fim.

Este compromisso foi confirmado, ali mesmo, pela presidente da autarquia Isilda Gomes. «Faremos tudo para que as crianças tenham tudo a que têm direito, nomeadamente um recreio», garantiu.

Voltando-se para o presidente do Lar da Criança, a autarca salientou que «o Mário Guerreiro tem sido um autêntico guerreiro na luta por esta instituição».

A ampliação das instalações, acrescentou Isilda Gomes, é «um exemplo de como o PRR está a ser colocado em prática e está a dar frutos».

A obra que ontem foi inaugurada em Portimão permite o aumento da capacidade da creche do Polo da Ouriva em mais 42 vagas, divididas em três salas, sendo 10 vagas em berçário, 14 na sala de 1-2 anos e 18 na sala de 2-3 anos, além das 204 já existentes na instituição.

No final da cerimónia de inauguração, a ministra Ana Mendes Godinho reafirmou aos jornalistas que tem sido feita «uma mobilização de esforços, sem precedente, entre o setor social, a segurança social e as creches privadas, para aumentar a capacidade», tendo havido uma «transformação completa do ponto de vista de simplificação de processos e também uma grande mobilização das instituições e das creches privadas para aderirem».

Ana Mendes Godinho admitiu que o facto de as creches passarem a ser gratuitas «levou também a um aumento da procura, o que é natural».

Mesmo não querendo ainda adiantar quantas vagas abrem agora em todo o país, dizendo que na próxima semana esse «balanço global» será apresentado, a governante recordou que «no ano passado, assumimos que chegaríamos a 40 mil crianças e chegámos a 58 mil», ou seja, «até ultrapassámos aquilo que tínhamos identificado como sendo a resposta possível, tendo em conta a capacidade instalada». Este ano, logo se verá.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub