Neste novo lar, creche e centro de dia, há lugar para avós e netos

Falta de recursos humanos é o maior problema neste momento

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche de Olhos de Água, localizada na Torre da Medronheira, em Albufeira, está pronta para receber utentes, três anos após o lançamento da primeira pedra. 

Neste local, construído de raiz e já equipado com tudo o que é necessário para a atividade, haverá espaço para acolher 57 idosos em permanência, 33 no Centro de Dia e 46 crianças na creche, enquanto 40 pessoas terão ainda acesso ao serviço de apoio domiciliário.

«Para já, no dia 1 de Setembro, abrirá apenas a creche», esclareceu Patrícia Seromenho, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, na cerimónia de inauguração desta estrutura, que se realizou este domingo, 20 de Agosto, no âmbito das comemorações do Dia do Município.

De acordo com a responsável, o «grande problema» agora está a ser a falta de recursos humanos, principalmente para a área sénior. Com a equipa técnica quase completa, o objetivo é «aproveitar o fim da atividade económica a nível da hotelaria, que se dá entre Setembro e Outubro, para motivar as pessoas a quererem trabalhar conosco e darmos formação neste próprio espaço», disse aos jornalistas.

Assim, o que está previsto é que o Centro de Dia seja a segunda resposta social a avançar, em Outubro, seguindo-se a área residencial, em Janeiro.

«Antes de Janeiro, não é possível para fazer bem porque ainda há pormenores a trabalhar, a nível de segurança, tecnologias e de formação», continuou, reforçando que a maior necessidade de recursos humanos é para as áreas da cozinha, refeitório, limpeza e auxiliares de apoio direto ao utente (um total de 60 pessoas).

 

Quarto duplo. Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Neste espaço, onde brevemente irão conviver crianças e idosos, o objetivo será ainda promover as relações intergeracionais.

«Nós criticamos muito a sociedade e esquecemo-nos de refletir sobre o porquê das coisas. E o porquê de muitos problemas é o facto de estarmos a perder o conceito de família. Antigamente, todos éramos educados com os nossos pais e avós, com tempo. Mas o tempo dos pais dos meninos que estão agora na creche é limitado. Por isso, porque não aproveitar os laços das pessoas que temos aqui que têm tempo e precisam destes afetos? É isso que queremos  também trabalhar.»

Para Patrícia Seromenho, este novo equipamento constitui «um grande desafio e uma grande responsabilidade, que nós tudo faremos para honrar dignamente, com uma gestão consciente e cautelosa, para a manutenção das boas condições do equipamento e promoção da sustentabilidade em todas as dimensões da exploração da sua atividade».

Durante a cerimónia de inauguração, a provedora fez questão de esclarecer como será feita a admissão dos utentes.

No caso da creche – que tem 46 vagas e, até agora, 60 manifestações de intenção – será feita uma hierarquização, dando prioridade aos residentes na freguesia. As crianças que já foram admitidas noutras creches não serão admitidas neste espaço.

 

Uma das salas da creche. Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Já no que diz respeito à estrutura sénior, Patrícia Seromenho explica que, quando «há uma manifestação de necessidade por parte de uma família, a equipa multidisciplinar da Misericórdia (que é composta por assistente social, psicóloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional…) faz uma visita domiciliária e vai avaliar a condição em que a pessoa se encontra e a sua necessidade para ser melhor canalizada para a resposta existente».

«57 camas são poucas. Nós temos, hoje, só na Misericórdia de Albufeira, mais de 200 pessoas inscritas em lista de espera, e, por isso, se abrirmos uma porta indiscriminada só para a vontade de alguém, rapidamente temos a estrutura residencial cheia e não temos a devida resposta social», reforçou ainda a provedora.

Quanto aos preços, Patrícia Seromenho esclarece que, neste momento, «todos os serviços são privados, à exceção da creche, que, por força da lei, automaticamente tem o acordo». Assim sendo, o custo do utente no lar é de 1531 euros e o acesso ao centro de dia, de segunda a sexta-feira, é de 530 euros.

Em relação aos apoios, Margarida Flores, diretora regional da Segurança Social, garante que a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche de Olhos de Água pode contar com «total colaboração».

«A Segurança Social está recetiva para estes novos projetos e vamos trabalhar em conjunto para conseguir os acordos de cooperação. Em relação à creche, com o programa “Creche Feliz”, já está garantida a gratuitidade para todas as crianças que tenham a partir dos 2 anos», frisou ao Sul Informação.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

De acordo com Margarida Flores, esta nova estrutura é «de extrema importância para Albufeira», porque é uma das zonas onde a Segurança Social paga mais vagas da rede lucrativa por falta de resposta na rede social.

Esta Estrutura, que custou cerca de 5 milhões e 200 mil euros, foi comparticipada em 1 milhão e 300 mil euros por fundos europeus, sendo o restante valor totalmente assegurado pela Câmara de Albufeira.

«Na área social, este é um dos equipamentos que mais satisfação nos dá de utilização dos fundos e eu quero, por isso, felicitar a Câmara de Albufeira pelas escolhas nesta área», disse José Apolinário.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve frisou ainda que «Albufeira é um dos Municípios do país que mais aumentou em população e é uma das autarquias que, com estes investimentos na área das creches, assume a liderança social em termos de resposta face ao número de crianças».

A cerimónia de inauguração da nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche da Torre da Medronheira e Olhos de Água terminou com a intervenção do presidente da Câmara de Albufeira, que se mostrou muito satisfeito por ver que este projeto, «que muito trabalho deu», está oficialmente pronto para ser utilizado.

À equipa da Santa Casa da Misericórdia, José Carlos Rolo deixou um agradecimento por todo o trabalho já desenvolvido e frisou que o começo da resposta da creche é «muito importante para o concelho, nesta altura do ano».

«A população de Albufeira aumentou e isso faz com que aumente uma série de condicionantes, fazendo com que estas respostas sejam muito importantes», rematou o autarca.

A inauguração desta estrutura foi considerada o ponto alto do dia do Município, que se celebrou este domingo, 20 de Agosto.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 


Concertos e celebrações no Dia do Município de Albufeira
Além da inauguração da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche de Olhos de Água, o

Dia do Município de Albufeira foi marcado por concertos e várias celebrações.

Depois do hastear das Bandeira ao som do Hino Nacional pela centenária Banda Musical e Recreio Popular de Paderne, e da guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, seguiu-se a inauguração de uma réplica do brasão do concelho, em pedra, feita por Orlando Sousa, mestre de cantaria de Ferreiras. Houve ainda a inauguração de “Primavera”, uma instalação da artista plástica albufeirense Vanessa Barragão.
No Salão Nobre, realizou-se a Sessão Solene do Dia do Município, com a entrega de Medalhas de Bons Serviços Municipais de graus Bronze, Prata e Ouro aos trabalhadores.
No sábado à noite, a Banda Íris juntou milhares de pessoas, que fizeram coro com Domingos Caetano nas músicas mais conhecidas da banda algarvia e depois dançaram pela noite fora ao som de Zé Black.
No domingo, foi a vez da norte-americana Gloria Gaynor subir a palco. O areal da Praia dos Pescadores até à Praia do Peneco recebeu mais de 40 mil pessoas.
À meia-noite, os céus de Albufeira iluminaram-se com o espetáculo piromusical.
Pela madrugada, a animação foi conduzida pleo Deelight DJ Set.
No âmbito desportivo, o destaque foi para a 17ª Prova de Mar de Albufeira.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub