Secretário de Estado foi a São Brás de Alportel conhecer medidas de poupança de água

Para Hugo Pires, este «tipo de medidas é extremamente importante»

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Rotundas em que o relvado foi substituído por espécies autóctones e um sistema de reutilização de água da piscina municipal para limpeza urbana e rega. O secretário de Estado do Ambiente esteve, na terça-feira, 1 de Agosto, em São Brás de Alportel, onde conheceu algumas das medidas de eficiência hídrica que o Município tem vindo a implementar. 

Os jardins dessas rotundas apresentavam um consumo de água de cerca de 500 metros cúbicos (m3) por mês, mas atualmente não requerem qualquer rega, por serem formados por espécies adaptadas.

A medida contou com um investimento de 37 mil euros financiado pelo Programa de Estabilização Económica e Social (PEES).

O executivo municipal mostrou ainda o sistema de reutilização de água de piscina para limpeza urbana e rega, medida implementada com um investimento de perto de 27 mil euros, financiado pelo PEES, e que permite um valor médio de reutilização de 8 a 9 metros cúbicos por dia. Ao final de um ano, isso representa 3100 m3 de água que é reutilizada.

Hugo Pires, secretário de Estado, vincou a importância de medidas como esta, porque «não faz sentido que ainda se regue em jardins ou ruas com a mesma água com que lavamos os dentes».

 

 

 

A visita permitiu ainda conhecer a obra de renovação da rede de distribuição de abastecimento de água no sítio de Vilarinhos, numa extensão de extensão de 1840 metros, projeto concretizado durante este ano, no âmbito do Primeiro Aviso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esta obra teve um investimento de 120 mil euros e permitiu reduzir os caudais noturnos daquela zona de 20 m3/h para 2m3/h, o que se traduz numa poupança anual de 150 mil m3 de água.

Para Hugo Pires, este «tipo de medidas é extremamente importante».

«É com muito gosto que vim presenciar o esforço que o Município está a fazer para poupar água, a pensar num território sustentável e nas futuras gerações», disse.

Para Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel, também foi importante «dar a conhecer ao Governo o trabalho feito».

«A poupança de água e o seu reaproveitamento é uma das nossas prioridades. Todos temos de tornar os nossos sistemas mais eficientes, temos de tomar medidas de poupança e de reaproveitamento», disse também.

O autarca vincou o facto de o Município estar a investir «muito» na área da eficiência hídrica, com apoio de «fundos do Plano de Recuperação e Resiliência», por exemplo, na «substituição de muitas condutas obsoletas».

«O uso de relva, por exemplo, deve ser feito com muito cuidado na nossa região. Cabe a cada um nós também dar o exemplo e reduzir o consumo», concluiu.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub