São Teotónio continua «a arder com intensidade» e fogo «já esteve próximo de passar para o Algarve»

No local estão 485 operacionais, apoiados por 166 meios terrestres e 10 meios aéreos

Foto: Arquivo

São Teotónio continua «a arder com intensidade» e, apesar da frente que se dirigia para a região algarvia ter sido dominado na primeira fase do dia, «o incêndio evoluiu para Sul e já tem estado próximo de passar para o Algarve», disse ao Sul Informação Hélder Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira.  

«Não está muito vento, mas está muito calor, o que permite umas grandes colunas de fumo que acabam por provocar projeções grandes, a longas distâncias, que têm dificultado bastante o combate», explicou o autarca, reforçando que se está a trabalhar para combater o incêndio, «mas não há previsão de que ele seja dominado nas próximas horas».

Em declarações ao nosso jornal, Hélder Guerreiro diz que para as próximas horas a principal preocupação é «diminuir a intensidade do incêndio, com a ajuda dos meios aéreos, para que depois, durante a noite, os meios terrestres possam tentar fazer o domínio».

«O maior risco que agora corremos é o do fogo, que tem estado descontrolado boa parte da tarde, poder entrar em zonas mais difíceis e com mais mato, seja a Sul, para o lado de Monchique, ou para Este, ainda no concelho de Odemira, mas que depois pega com o concelho de Silves», acrescentou.

As pessoas continuam a não poder regressar às quatro localidades que foram evacuadas esta tarde, «por precaução». «Isso só acontecerá quando as coias acalmarem naquele setor. Para já, as pessoas estão em segurança e isso é o que importa», disse o autarca.

O fogo de São Teotónio começou este sábado, 5 de Agosto, às 14h49. Atualmente estão no local 485 operacionais, apoiados por 166 meios terrestres e 10 meios aéreos.

A Câmara de Odemira determinou a ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, com efeitos às 14h30 de hoje.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub