Nova embalagem sustentável da SALMARIM vence prémio internacional de design

Nos últimos dez anos, esta foi a segunda vez que Portugal venceu esta distinção

As novas embalagens de Flor de Sal da marca Salmarim, de Castro Marim, foram distinguidas com o prémio Best of the Best”, Brands & Communication, na categoria de packaging, dos Red Dot Design Awards – um prestigiado concurso internacional de design. 

O trabalho foi desenvolvido pela Nuts Branding, agência criativa portuguesa que trabalha marcas de gastronomia e turismo, em estreita colaboração com o seu cliente Salmarim.

Do packaging desta nova gama fazem parte da coleção a flor de sal Natural, os aromas Fogo (com flor de sal e malaguetas), Coração (flor de sal e tomate coração de boi do Douro), Algarve (flor de sal e tângeras do Algarve) e o aroma Violeta criado pela perfumista Cláudia Camacho com flor de sal e violetas escarchadas e figos secos do Algarve.

«Para esta nova coleção, a Nuts optou por um design simples com linhas contemporâneas, com foco na sustentabilidade ambiental na escolha dos materiais selecionados e na responsabilidade social pela escolha de artesãos e indústrias tradicionais envolvidas na produção», lê-se na nota. 

Todos os materiais utilizados no novo packaging são portugueses ou produzidos em Portugal e foram concebidos e selecionados com este propósito, a começar pela cortiça. 

 

O vidro reciclado foi outra das grandes apostas destas novas embalagens. Proveniente da indústria vidreira tradicional foi escolhido com o propósito de apoiar esta atividade.

Cada embalagem inclui uma pequena colher de madeira, peça única, esculpida à mão, pelo artesão Wesley Sacardi, a partir de desperdícios de madeira.

O papel utilizado nos rótulos é um papel fine paper reciclado, ecológico, de origem controlada e com certificação FSC ( Forest Stewardship Council, sistema internacional de certificação florestal que permite identificar fontes responsáveis de madeira, papel, cortiça e outros produtos de base florestal).

Nesta vertente, cada folha é única devido ao processo envolvido no seu fabrico, as manchas e salpicos no papel são “lascas de madeira” naturais que permitem o toque orgânico que a agência pretendia.

 

 

design e os elementos gráficos foram pensados para reduzir ao máximo a área de impressão e a quantidade de tinta utilizada na produção dos rótulos para se obter um design mais sustentável.

Nas palavras de Patrícia Conde, CEO da Nuts Branding, este prémio «honra não só cerca de três anos de trabalho conjunto (com estudos de vários protótipos de caixas, diversas maquetes, visitas a vários produtores de cortiça e de vidro) mas também a qualidade deste produto excecional. Acreditamos que este prémio vai marcar uma nova etapa na vida da Nuts e da Salmarim»

Para Jorge Raiado, responsável da marca Salmarim, «este galardão representa o culminar de  um sonho, ir além do produto, reconhecer a qualidade através do design, sem selos. O sal é tido como um produto barato, sem valor. Este é um dos meios de valorizar e trazer reconhecimento ao produto». 

A entrega do prémio acontecerá na Gala do Red Dot Award”, no dia 3 de Novembro, na Konzerthaus, em Berlim, Alemanha.

O Red Dot Design Award é uma das maiores competições de design do mundo. Nos últimos dez anos, esta foi a segunda vez que Portugal venceu esta distinção.

Salmarim

Junto à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, encontram-se salinas tradicionais onde a flor de sal é colhida manualmente, no tempo certo proporcionado pela natureza e aproveitado pelo homem, que ali repete gestos ancestrais para a recolher e preservar. É aí que a Salmarim, marca criada por Jorge Raiado para dar um novo fôlego a uma empresa familiar, desafia o visitante para uma viagem intemporal pelo mundo dos sabores e dos sentidos.

Nuts Branding

Liderada por Patricia Conde, a Nuts Branding foi a primeira agência criativa exclusivamente dedicada ao setor de Food & Travel em Portugal. Nascida em 2015, a Nuts lança, ativa e promove marcas deste setor nos meios online e offline. Assume-se como uma agência que nutre e energiza marcas, à semelhança dos frutos secos que inspiram o seu nome, a noz.

 



Comentários

pub