Mértola, com 43,6ºC, foi ontem a terra mais quente de Portugal

Martim Longo, em Alcoutim, teve a 8ª mais alta temperatura

Mértola, com uma máxima de 43,6 graus centígrados, foi este domingo a localidade mais quente em todo o país, segundo os dados disponíveis no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No top10 das temperaturas registadas ontem, todas as localidades se situam no Alentejo, à exceção de uma: Martim Longo, no concelho algarvio de Alcoutim, atingiu uma máxima de 42,8ºC, sendo, por isso, a 8ª localidade mais quente do país.

Entre as dez terras onde foram mais elevadas as temperaturas, situam-se também Portel/Oriola (43,4ºC), Viana do Alentejo (43,3ºC), Alcácer do Sal7Barrosinha (43,2ºC), Mora (43,1ºC), Castro Verde/Neves Corvo (43,1ºC), Alvalade (42,9ºC), Martim Longo (42,8ºC), e ainda São Pedro do Corval/Reguengos de Monsaraz e Amareleja, ambos com uma máxima de 42,7ºC.

 

 

Por causa destas condições meteorológicas, o IPMA alargou o aviso vermelho para hoje devido ao calor aos distritos de Lisboa e Setúbal, depois de já terem sido acionados para Castelo Branco, Santarém, Évora e Portalegre.

O aviso vermelho, o mais grave, está ativo desde as 04h30 e pelo menos até às 23h00 de hoje, de acordo com o IPMA.

Estes avisos passam a laranja até final do dia de terça-feira em Évora, Santarém, Castelo Branco e Portalegre.

Nos distritos de Lisboa e Setúbal, o aviso passa diretamente para amarelo (o terceiro mais grave) a partir das 23h00 de hoje, mantendo-se assim pelo menos até final de terça-feira.

 

 

Também sob aviso laranja até final do dia de hoje estão Braga e Beja, enquanto nos distritos de Viseu, Leiria e Coimbra o aviso laranja mantém-se até final do dia de terça-feira, passando depois para amarelo.

Já em Bragança e na Guarda o aviso laranja permanece ativo até às 23h00 de quarta-feira.

Dos 18 distritos de Portugal continental, Faro é o único que não se encontrará nos próximos dias sob qualquer tipo de aviso, segundo o IPMA.

A partir de terça-feira, o IPMA prevê uma rotação do vento para o quadrante sul, e, por conseguinte, uma descida gradual dos valores de temperatura, que deverá ocorrer, inicialmente, na região sul, estendendo-se ao restante território na quarta e quinta-feira.

Para hoje, o IPMA prevê uma pequena subida da temperatura no Norte e Centro, e a continuação de tempo quente com céu limpo. O vento vai soprar mais intenso nas terras altas.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 14º Celsius (Bragança) e os 28ºC (Portalegre) e as máximas entre os 29ºC (Faro e Sines) e os 44ºC (Évora).

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub