Masters Futsal: Vitória do Anderlecht frente ao Sporting a seis segundos da buzina

O campeão belga somou os primeiros pontos e defronta o Benfica este domingo de manhã

Foto: Nelson Ferreira | Sul Informação

O Anderlecht derrotou o Sporting por 2-1, no segundo jogo da terceira jornada do International Masters Futsal 2023, com bancadas bem compostas por cerca de 700 adeptos equipados de verde e branco.

Depois do golo de Tomás Paçó na primeira metade, os comandados de Luca Cragnaz deram a volta ao resultado na segunda parte, e Marcênio marcou o golo da vitória a escassos 6 segundos da buzina.

O campeão belga somou os primeiros pontos e defronta o Benfica este domingo de manhã.

A equipa leonina tem agora duas derrotas, ambas pela diferença mínima, e fecha o Masters amanhã à tarde diante do Palma, na reedição da última final da Champions.

Nas escolhas iniciais do Sporting, Nuno Dias – sem Cavinato nas opções – desta vez deu a baliza a Gonçalo Portugal, atrás de João Matos, Merlim, Taynam e Zicky.

Do lado do Anderlecht, Cristiano manteve-se como aposta na baliza, ao lado de Gréllo, Rangel, Jelovcic e Vilela. O guarda-redes Roncaglio, lesionado, voltou a ficar de fora da ficha.

Os primeiros minutos foram de ascendente do campeão português, mais certeiro na construção e no passe a potenciar o 3:1, para rotatividade de Zicky, Sokolov e Neves, os dois primeiros esquerdinos.

Do lado outro, Vilela e Saura foram as apostas alternadas para a posição de pivô, com saída organizada a três, mas com várias posses inconsequentes, fruto também da eficaz pressão leonina. O corredor central estava “caro”, ultrapassar a defesa individual também tinha o seu custo. Mais agressivo do que o desejável – 3-4 em faltas nos primeiros minutos – a bola andou a boa velocidade e com objetividade.

O golo inaugural apareceu aos 11 minutos num lance bem trabalhado pelo Sporting. Dinâmica ofensiva em largura e profundidade – como fez amiúde – bola chega a Zicky na direita, de costas e em cima da área, pisa a ameaçar a rotação para dentro mas pisa sim para a boa sobreposição de Tomás Paçó que rematou de primeira, cruzado, para o fundo das redes.

O Anderlecht podia ter chegado ao empate pouco depois, mas Pauleta em cima da linha, e a barra na recarga, impediram que a bola entrasse.

Zicky rematou ao poste, bola cá e bola lá, lances de perigo nas duas áreas até ao intervalo. Vantagem magra, justa, para o Sporting, mas a primeira parte fez por merecer mais golos.

Após o descanso o perfil da partida manteve-se, com boa intensidade e ambas as equipas a fazerem por serem felizes.

O Anderlecht empatou aos 29 minutos, num remate de Cainan, que desviou num adversário e traiu Gonçalo.

A equipa belga chegou à quinta falta a 1:53 da buzina, e apostou em Gréllo como guarda-redes avançado. A 36 segundos do fim foi Merlim a fazer a quinta falta, o que fez aumentar fortemente a emoção. Incerteza no vencedor e no resultado, uma das imagens de marca do Futsal.

A sair a construir, Pauleta perdeu a bola na ala para Marcênio, que conduziu no meio até à entrada da área, encarou Gonçalo Portugal e desviou com classe para o segundo golo, a escassos 6 segundos do fim.

Nos penáltis – há desempate por esta via no final de todas as partidas -, o Anderlecht também levou a melhor por 6-5, após 14 pontapés.

 

Internacional Masters – Foto: Nelson Ferreira | Sul Informação

 

A palavra aos treinadores:

Nuno Dias:
“Melhorámos alguma coisa em relação ao jogo anterior. O importante do jogo é a eficácia, claro. E nesse aspeto o Anderlecht foi melhor do que nós. Identificámos alguns problemas e conseguimos melhorar, mas temos de analisar e continuar a melhorar. Em relação ao torneio, que já é de excelência, parabéns à organização por esta iniciativa que foi o Summit de ontem.. Estamos todos de parabéns, os que puderam comparecer.”

Tomás Paçó:
“A eficácia ajuda, claro. Estamos em pré-época. É melhor ganhar mesmo quando nos estamos a preparar, mas sabemos que estamos no caminho certo. Sabemos perfeitamente o que temos de melhorar.”

Luca Cragnaz:
“No final do jogo podia ter caído para qualquer lado, mas felizmente caiu para nós. Foi muito bom para o Anderlecht. O Summit foi um grande evento. Muito obrigado pelo convite. A partilha de conhecimento é sempre excelente para todos.”

Cainan:
“Muito positivo para nós. Sabemos as nossas virtudes e também aquilo que temos de corrigir. Estivemos muito competitivos hoje, o que não tínhamos conseguido ontem.”

 

Internacional Masters – Foto: Nelson Ferreira | Sul Informação

 

SPORTING 1-2 ANDERLECHT
Ao intervalo: 1-0

Equipa de arbitragem::
1.º árbitro: Cristiano Santos
2.º árbitro: João Sinval
3.º árbitro: Ruben Santos
Cronometrista: David Pereira

Marcha do marcador:
1-0 (11’) Tomás Paçó
1-1 (29’) Cainan
1-2 (40’) Marcênio

Cincos iniciais:
– SPORTING: Gonçalo Portugal, João Matos, Merlim, Taynam e Zicky
Treinador: Nuno Dias
Capitão: João Matos
– ANDERLECHT: Cristiano, Gréllo, Jelovic, Rangel e Vilela
Treinador: Luca Cragnaz
Capitão: Gréllo

Disciplina:
Sporting: Tomás Paçó (28’)
Anderlecht: Nada a assinalar
Faltas:
1.ª parte: 4-4
2.ª parte: 5-5

Desempate grandes penalidades:
Sporting 5-6 Anderlecht

 

Fotos: Nelson Ferreira | Sul Informação

 

 



Comentários

pub