Loulé tem “Noites com o Património” nos Banhos Islâmicos

Banhos Islâmicos foram classificados como Monumento Nacional há pouco tempo

Loulé vai ter, em Agosto, “Noites com o Património”, convidando a explorar os Banhos Islâmicos e a Casa Senhorial dos Barreto. 

Nos três primeiros sábados do mês, das 10h00 às 23h00, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto este espaço museológico que revela as marcantes influências islâmicas e da nobreza em Loulé.

A ocasião também contemplará visitas temáticas orientadas por técnicos do Museu, às 21h00, abordando diversos aspetos relacionados com a história, museografia e arqueologia desse património.

No primeiro sábado do mês, dia 5, André Costa traz-nos “Um ponto de partida para a história local”, partindo deste espaço que recentemente foi classificado como Monumento Nacional.

A 12, Soraia Martins irá proporcionar uma noite onde se irá falar de “O que se comia aqui? O estudo da alimentação a partir dos restos de animais”. Já a 19 de Agosto, Alexandra Pires debruça-se sobre o tema “Museografia de um espaço arqueológico”.

Os Banhos Islâmicos e a Casa Senhorial dos Barreto representam testemunhos únicos da história e da cultura de Loulé, e o Museu Municipal pretende valorizar e divulgar este importante legado.

As visitas orientadas são gratuitas, mas requerem marcação prévia. Para mais informações e inscrições, entre em contacto através do telefone 289 400 953.

Este Monumento Nacional congrega dois momentos históricos de grande valor patrimonial e simbólico para a cidade. Trata-se de um complexo público de banhos do final do período da ocupação islâmica do Algarve (terão funcionado entre os séculos XII e XIII), tendo sido ocupados no século XV como habitação.

Por outro lado, integra os vestígios arqueológicos da casa nobre do final do século XV e da muralha medieval e moderna.

 



Comentários

pub