Incêndio que lavra desde hoje na Bordeira (Aljezur) «está a ceder aos meios»

Na vila de Odeceixe, a situação está «mais calma»

Foto de arquivo

Um incêndio que lavra desde cerca das 14h15 desta segunda-feira na freguesia da Bordeira, em Aljezur, «está a ceder aos meios» e há a expetativa da parte de Vítor Vaz Pinto, 1º comandante regional de Emergência e Proteção Civil, de que possa ser debelado ainda hoje.

Em declarações ao Sul Informação, o comandante Vaz Pinto disse que a ação dos bombeiros está a dar frutos e que, «em princípio, é para resolver ainda hoje», apesar de não esconder que, «como sempre, a situação é preocupante».

«A nossa preocupação é proteger as casas existentes na Bordeira, uma pequena localidade, e habitações dispersas que existem naquele local», afirmou.

O incêndio está a lavrar perto da estrada que sai da EN120 em direção a Vila do Bispo, ainda antes da Carrapateira, via que está cortada ao trânsito.

«Temos lá dois aviões, dois helicópteros, 59 operacionais e 15 veículos», concluiu Vítor Vaz Pinto.

Já na vila de Odeceixe, também no concelho de Aljezur, que esteve cercada pelas chamas e onde o fogo ameaçou e chegou a atingir casas, a situação «está mais calma», admitiu José Gonçalves, presidente da Câmara aljezurense, em declarações ao Sul Informação, mas ainda não resolvida, «uma vez que ainda há uma zona onde está a arder».

Segundo a RTP3, o local que inspira mais cuidados, em Odeceixe, é o Montinho das Quadras, onde houve um reacendimento violento deste incêndio que, apesar de já ter entrado em território do Algarve, é o mesmo que lavra desde sábado em Odemira, com início em Baiona, na freguesia de São Teotónio.

José Gonçalves também disse ter indicação que houve casas atingidas pelas chamas, mas não sabia ainda dizer quantas nem quais os danos que sofreram.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub