Fogo de Odemira já chegou ao «perímetro da vila» de Odeceixe

Segundo José Gonçalves, presidente da Câmara de Aljezur

Imagem de Arquivo – Foto: Sul Informação

O incêndio que deflagrou este sábado em São Teotónio, no concelho de Odemira, alastrou ao concelho vizinho de Aljezur e já está «no perímetro da vila» de Odeceixe, revelou ao Sul Informação José Gonçalves, presidente da Câmara de Aljezur.

Segundo o autarca, já estão no local «uma série de meios» a combater as chamas e «há estradas cortadas».

José Gonçalves acabou por não conseguir adiantar mais pormenores por ter de estar focado no combate ao incêndio.

Cerca das 15h00, a RTP3 avançou que a estrada EN120 já tinha estado cortada em Maria Vinagre, entre Odeceixe e o Rogil, no concelho de Aljezur, e que há casas, pequenos comércios e restaurantes sem energia elétrica.

O avançar e intensificar do incêndio também faz prever que possa haver necessidade de evacuar mais localidades e retirar mais pessoas de suas casas.

Ontem, domingo, e hoje, durante a noite, foram evacuadas quatro localidades no concelho de Odemira (Vale dos Alhos, Vale de Água, Choça dos Vales e Relva Grande) e uma unidade de Turismo Rural, num total de mais de 100 pessoas retiradas.

Esta manhã, durante um briefing, Hélder Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, revelou que cerca de uma centena de pessoas continuava fora das suas casas, das quais uma boa parte eram «de um turismo rural que foi necessário evacuar durante a noite, já na zona próxima do Algarve».

O autarca de Odemira, disse ainda que já estavam a ser preparados mais espaços para acolher pessoas, incluindo na Zambujeira do Mar.

Aliás, o pavilhão gimnodesportivo desta localidade litoral já está a acolher cerca de meia centena de pessoas que foram retiradas hoje, por precaução, de Zambujeira de Baixo e arredores.

Que se saiba, não há casas consumidas pelo fogo, apesar de as chamas terem já causado ferimentos em animais, nomeadamente vitelos de uma exploração agrícola.

Esta segunda-feira, cerca das 15h30, combatiam este incêndio com três frentes 712 operacionais, apoiados por 229 viaturas e oito meios aéreos.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub