Freguesias vão receber 4,3 milhões de euros para pagamento de despesas com a pandemia

Serão pagos quase 4,3 milhões de euros do Programa Apoiar Freguesias

Já foi assinado o despacho que autoriza o Governo a conceder apoios financeiros para ressarcir as freguesias portuguesas pelas despesas, realizadas em 2020, para conter e limitar a pandemia de Covid-19, anunciou o Ministério da Coesão Territorial.

Mediante a celebração de contratos-programa, 763 freguesias de Portugal Continental e 32 das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira (que representam 26% do total das freguesias) vão beneficiar de quase 4,3 milhões de euros do Programa Apoiar Freguesias.

Esta verba comparticipa a 100% gastos com equipamentos e dispositivos médicos, equipamentos de proteção individual, testes, análises laboratoriais e outros meios de diagnóstico, medicamentos, assistência de emergência a população vulnerável, ações de sensibilização e sinalização relativas à prevenção da doença, e ações de desinfeção e disponibilização de desinfetantes.

Os pagamentos, que não estavam inicialmente previstos pelo Governo, resultam de um trabalho de proximidade com a ANAFRE, reconhecendo o importante papel que as
freguesias tiveram na primeira linha de resposta à pandemia.

 



Comentários

pub