Festas do Pescador regressam a Albufeira já em Setembro

Com gastronomia e animação

As Festas do Pescador estão de regresso a Albufeira, entre 1 e 3 de Setembro, com comes e bebes e animação a cargo de artistas como José Malhoa. 

Na Praça dos Pescadores, os visitantes encontram desde o xerém, aos choquinhos com tinta, marisco variado, carapaus alimados, feijoada de búzios, cataplana, caldeirada de peixe e a famosa doçaria regional, com destaque para os dom-rodrigo e os bolos de figo, de amêndoa e de alfarroba.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, sublinha «que se trata de um dos eventos mais acarinhados pela comunidade albufeirense, o qual aposta na recuperação das nossas raízes e identidade, mantendo viva as tradições da terra».

«O autarca realça, também, que este é um momento muito importante para reunir a comunidade e para mostrar a quem nos visita um pouco da história do concelho e o orgulho que sentimos em homenagear os nossos pescadores, a gente da terra e a gastronomia tradicional».

As Festas abrem portas no dia 1, às 18h00, com uma visita ao certame do presidente da Câmara, acompanhado por elementos da vereação e alguns representantes de diversas entidades locais.

À noite, todas as atenções voltam-se para o palco, que recebe os Adiafa, embaixadores da música tradicional alentejana. A Albufeira trazem o álbum “Adiafa – 25 Anos” (2023), que revisita temas celebrizados pelo grupo como a “Feira de Castro”, mas também novas canções de autor, como “Arre Burro”. O disco abre com uma nova versão do tema “As meninas da Ribeira do Sado”.

A primeira parte do espetáculo fica à responsabilidade da banda albufeirense Duo 64. No sábado, dia 2, a Festa é dedicada ao Festival de Folclore de Albufeira, um evento que dá destaque à riqueza dos trajes, das danças e dos cantares mais genuínos dos ranchos provenientes de vários pontos do País.

A atuar vão estar o Rancho Folclórico de Albufeira, Rancho Folclórico Danças e Cantares de Campelos (Torres Vedras), Rancho Folclórico “As Mondadeiras” de Casa Branca (Sousel) e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Almagreira (Pombal).

No domingo, dia 3, Tomás Faísca assume a primeira parte do espetáculo da noite, com um reportório de música popular portuguesa, que fecha com José Malhoa. O cantor de música popular, recordista de vendas em Portugal com mais de 3 milhões de discos vendidos, trará “Morena Kuduro”, “Ela Queria Três” e “Carimbó de José Malhoa”, entre outros êxitos.

Este ano, pela primeira vez, realiza-se um espetáculo de videomapping, dedicado à temática do mar. Entre o espetáculo de abertura e o artista principal haverá sempre uma projeção com som.

Paralelamente, no horário em que não há espetáculos, o videomapping decorre sem som até hora de encerramento do certame.

 



Comentários

pub