Faro assinala Dia Internacional da Juventude com prova de mar e limpeza de praia

Autarquia promove também limpezas de praia e outras atividades náuticas

Prova de mar – imagem de arquivo

A 14ª edição da “Prova de Mar Cidade de Faro” será o ponto alto das comemorações, na capital algarvia, do Dia Internacional da Juventude, que se assinala a 12 de agosto.

Em frente ao Centro Náutico da Praia de Faro (CNPF), os participantes irão reunir-se a partir das 8h30 (altura em que abrirá o secretariado), para poderem participar nesta iniciativa.

A 14ª “Prova de Mar Cidade de Faro” incluirá uma Prova KIDS (às 11h00), uma prova de Divulgação (11h30), a prova oficial (12h00), terminando com a entrega de prémios, às 13h00.

A Câmara Municipal de Faro propõe ainda outras ações. Assim, terá lugar uma limpeza de praia, procurando remover lixo de um espaço que é um dos rostos do concelho e sensibilizar participantes e veraneantes para a necessidade de o cuidar. Quem desejar juntar-se a este momento deverá estar às 8h30 junto ao CNPF, de onde grupo partirá às 9h00.

Ao longo do dia, haverá, ainda, a possibilidade de desfrutar de aulas de Canoagem ou Stand up Paddle. Os horários previstos são os seguintes: 10h00, 14h30 e 17h00.

Ao final do dia, pelas 19h00, haverá um “Sunset Stand Up Paddle Passeio”, às 19h30, será a vez de um “Stand up Paddle Fitness” e, entre as 18h00 e as 22h00, um Dj animará os participantes.

No Largo nascente da Praia de Faro (junto ao pontão dos barcos), entre as 22h00 e a 01h00, decorrerá uma Festa, com a participação do grupo Cave do Bolas / Rua 80 e do Dj Nuno Silva, que terá entrada livre.

Todas estas práticas desportivas são gratuitas, para participantes dos 12 aos 35 anos, sendo obrigatória a realização de marcação prévia, até amanhã, 10 de Agosto, para o número de telefone 289 870 056, ou para o email [email protected].

A autarquia de Faro recorda que se trata de “Atividades em Lazer Ativo (autonomia)”, para utilizadores com nível I, nas modalidades de Canoagem/Stand up Paddle e que apenas os praticantes com experiência na modalidade poderão participar sem marcação prévia.

Este dia de celebração é uma iniciativa Câmara de Faro, Centro Náutico e Estação Náutica, que conta com diversos parceiros: Junta de Freguesia de Montenegro, Cave do Bolas, IPDJ/Dia Internacional da Juventude, Ginásio Clube Naval de Faro, Sê Mais Sê Melhor, Rua FM, Rua 80 e New Loops.

O dia 12 de Agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998.

Desde então, tem-se celebrado mundialmente este dia, assinalando a importância de implementação de estratégias de desenvolvimento desta população, que sejam positivas e proactivas, centradas nos seus direitos, abertas à diversidade e orientadas para a inovação, promovendo oportunidades e a construção de aspirações.

 



Comentários

pub