Dias Medievais estão de volta a Castro Marim

24.ª edição decorre entre 23 e 27 de Agosto

A 24.ª edição dos Dias Medievais de Castro Marim decorre entre 23 e 27 de Agosto e promete ser «uma inesquecível viagem no tempo» e «um regresso à época mais intrigante e misteriosa da nossa história».

Nestes dias, estarão representadas mais de 45 artes e ofícios, este ano com um espaço reorganizado, onde decorrem os grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo.

Outra das grandes atrações e recriações medievais no Castelo são os banquetes (apenas mediante compra e reserva antecipada), que decorrem num espaço exclusivo e à luz das tochas. A ementa reúne iguarias da época medieval e durante a ceia os comensais são entretidos pelas performances dos grupos de animação.

Uma experiência diferente é a mesa real – “Seja Rei por uma Noite”-, com apenas 10 convidados por noite, que desfrutam das cortes da Idade Média.

Ainda no Castelo, a exposição de Instrumentos de Tortura e Punição (cofinanciada pelo Interreg V-A, apoiada pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS), recordará algumas das razões pelas quais a Idade Média foi a Idade das Trevas.

O desfile medieval será ainda uma oportunidade para entrar neste universo, no primeiro e último dia do evento (23 de Agosto, às 19h00, e 27 de Agosto, às 17h30).

Pelas ruas haverá ainda muita animação a cargos de 30 grupos, nacionais e internacionais, que apresentarão desde teatros de rua, grupos “passa calles”, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, música medieval, música e dança árabe-oriental, música sacra, danças medievais, encantadores de serpentes, arruadas e ainda demonstrações de falcoaria.

Pensado para receber famílias, nos Dias Medievais em Castro Marim não faltam também espaços de animação infantil, com oficinas, jogos, carrosséis e contadores de histórias, entre muitas outras diversões.

Para completar esta viagem à Idade Média, existe a Recriação Histórica no Forte de S. Sebastião, promovida pela Associação Companhia Livre, orientada para o período pós medieval, como forma de valorizar e integrar a fortaleza, que data do século XVII.

“As Batalhas da Restauração | 1 de Dezembro de 1640 – 13 de Fevereiro de 1668” será o mote deste palco, com apresentações e demonstrações por profissionais da Real Academia do Terço (piqueiros, artilheiros e rodeleiros).

O evento continuará a ser Eco, procurando e apelando à máxima redução de resíduos, à reutilização de materiais e à utilização de materiais recicláveis.

Além da venda de bilhetes na BOL, uma das grandes inovações deste ano foi a instalação de mupis em Altura e Castro Marim, que facilitam a compra de bilhetes online.

As bilheteiras dos Dias Medievais em Castro Marim abrem às 15h00, enquanto as atividades e animação do evento arrancam às 18h00 e encerram às 00h00.

Durante o evento, organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim, o Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) funcionará como posto de informações e de apoio.

 

 



Comentários

pub