Delio Fernandez do Tavira vence etapa mítica da Torre e é o novo camisola amarela

Tudo correu bem para o espanhol da equipa tavirense

Delio Fernandez no alto da Torre – Foto: Volta a Portugal

Delio Fernandez, ciclista da formação algarvia AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense, venceu a etapa mítica da Torre e é o novo camisola amarela da 84ª Volta a Portugal em Bicicleta.

Num dia em que as coisas correram bem para os “algarvios”, o também espanhol Jesus del Pino, ao serviço da outra equipa do Algarve, o Aviludo/Louletano/Loulé Concelho, cortou a meta em 4º lugar.

 

Neste que foi o primeiro dia de alta montanha nesta edição, Fernández, de 37 anos, cumpriu os 184,3 quilómetros entre Mação e a Covilhã, no alto da Torre, em 5:21.59 horas, conseguindo a quarta vitória em etapas na prova, com seis segundos de vantagem para o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), segundo, e 19 para o espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi), terceiro.

Era previsível que a etapa da Torre trouxesse mexidas às diversas classificações, mas o que aconteceu foi uma autêntica revolução e não apenas nas contas da Camisola Amarela. Coincidindo o final de etapa com um Prémio de Montanha de Categoria Especial, Delio Fernandez (AP Hotels & Resorts/Tavira/Farense) passou também a ser o “Reis dos Trepadores” com a Camisola às Bolinhas Azuis.

Na luta pela Camisola Branca, o meritório 14º lugar do jovem de 21 anos Afonso Eulálio (ABTF Betão /Feirense) passou a valer-lhe a liderança da classificação da juventude.

O único símbolo que não teve alteração foi o da regularidade ou pontos, a Camisola Laranja. A vantagem conseguida anteriormente pelo o checo Daniel Babor (Caja Rural/Seguros RGA) foi suficiente para garantir a distinção.

Nas contas da geral, o sexto classificado da Volta em 2022 é o novo líder, com cinco segundos de vantagem para Stüssi, segundo, e 10 para Juaristi, com Henrique Casimiro (Efapel) como melhor português, em quarto, a 41.

Na véspera da jornada de repouso da 84ª Volta a Portugal esta terça-feira, 15 de Agosto, feriado nacional, o pelotão enfrenta a 6ª etapa, a ligação da vila raiana de Penamacor à Guarda. São 168,5 quilómetros corridos a partir das 12h50.

Pouco depois da Partida, os corredores regressam a Penamacor para fazer a primeira Meta Volante, havendo pontos bonificados também no Sabugal e em Trinta, freguesia do município da Guarda.

Os Prémios de Montanha estão assinalados em Sortelha, Guarda e Aldeia Viçosa de 3ª categoria e Videmonte. Esta última de 2ª, a cerca de 30 quilómetros da meta.

A destacar também uma primeira passagem no local de chegada, no largo Humberto Delgado, na Guarda, por volta das 15h45. O fim da etapa está previsto como habitualmente para as 17h30.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub