Da Festa das Comunidades ao Ameixial Summer Fest: Verão em Loulé é com eventos

Eventos ao longo de todo o mês

Festa de Verão das Comunidades, em Almancil, Ameixial Summer Fest ou Manjares Serranos, na aldeia da Cortelha, são alguns dos eventos que, nas próximas semanas, vão animar o Verão em Loulé. 

No arranque do mês de Agosto, de 3 a 6, o Jardim das Comunidades, em Almancil, recebe a Festa de Verão das Comunidades. As diferentes culturas que residem na freguesia, como as cabo-verdiana, venezuelana, romena, ucraniana ou argentina, estarão aqui representadas através da música, do folclore, mas sobretudo da gastronomia.

Em termos dos espetáculos musicais, o cartaz conta com Remember Me (4 de Agosto), Íris (5 de Agosto) ou Matias Damásio (6 de Agosto).

De volta ao interior, no dia 5 de Agosto, a gastronomia vai estar em destaque em mais uma edição dos Manjares Serranos, na aldeia da Cortelha. Neste evento, todos os visitantes podem degustar pratos tradicionais típicos da Serra do Caldeirão como o Jantarinho de Grão, o Galo Guisado com Batatas ou as famosas Papas de Milho, entre outras iguarias.

Também haverá muito artesanato local e animação com o Festival de Folclore do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, música e baile.

Nos dias 12, 13 e 14 de Agosto, a freguesia de São Sebastião assinala o seu 133º aniversário. Um dos momentos principais será a atuação, no Largo de S. Francisco, do cantor Nuno Guerreiro, acompanhado pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva, no dia 13, às 21h00. A entrada é livre.

 

O Ameixial Summer Fest, nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de Agosto, terá concertos com sunset, música ao vivo, uma “pool party” no Espelho de Água da Seiceira ao som de DJ’s, espetáculos de luzes, gastronomia, artesanato e produtos regionais, insufláveis para as crianças, bailes, jogos tradicionais, comédia, caminhada e BTT noturno são as propostas programáticas para estes quatro dias de festa onde todos os caminhos vão dar ao Ameixial. Além disso, destaque para os cabeças-de-cartaz, UHF, que sobem ao palco no dia 12.

A 15 de Agosto decorrem também as Festa em honra de Nossa Senhora da Assunção, em Querença. Além da componente religiosa, com a eucaristia e a procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas artérias da aldeia, acompanhada pela Banda Filarmónica “Artistas de Minerva”, haverá ainda leilão de ofertas, um espaço com tasquinhas com petiscos tradicionais e um baile com Mário Neves.

Durante o evento, haverá interação com o público por parte de duas figuras da serra algarvia: Ti Gregoire e Ti Marquinhas.

Já em Setembro, nos dias 2 e 3, em pleno barrocal, realiza-se a Feira da Tôr, com iniciativas para crianças, desporto,
artesanato, gastronomia e, sobretudo, muita música trazem animação ao recinto, a partir das 17h00. Os Quinta do Bill (dia 2, 23h30) serão um dos protagonistas de um evento que tem entrada livre.

 

 



Comentários

pub