Obras em rua da Praia do Carvoeiro estão prontas até Agosto, garante Luís Encarnação

Luís Encarnação alertou que vêm aí mais obras no Verão, «inevitáveis»

As obras de requalificação da Rua das Flores, na Praia do Carvoeiro, só vão estar prontas em inícios de Agosto, disse o presidente da Câmara Municipal de Lagoa ao Sul Informação. 

A intervenção nesta rua que dá acesso ao Algar Seco, aos passadiços e à capela de Carvoeiro começaram a 2 de Maio e deveriam estar concluídas no início de Junho.

«Era essa a expectativa e era esse o prazo que estava na obra», admite o autarca Luís Encarnação.

Só que, adiantou, «assim que começou a obra, o empreiteiro alertou-nos que a maquinaria que ele iria utilizar seria suscetível de danificar ou mesmo partir a conduta» de água que se prolonga pela rua fora. «E nós tivemos de aproveitar para substituir essa conduta».

A estrutura instalada na Rua das Flores, disse ainda o presidente da Câmara, «não era das piores, nem era das que tinha mais incidentes de rotura, mas, nos tempos que correm, com esta maior atenção ao desperdício de água, aproveitámos e substituímo-la logo».

Num investimento de mais 40 mil euros, Luís Encarnação espera que, de acordo com o prazo dessa nova obra (três semanas), o arranjo da Rua das Flores esteja concluído «até ao final do mês de Julho».

Mas admite que a empresa que ganhou a obra é «pequena e de algum modo limitada» em termos de pessoal, o que poderá não augurar nada de bom para o cumprimento deste novo prazo.

 

 

A intervenção de requalificação urbana na Praia do Carvoeiro continuará depois na Rua das Amoreiras, ali bem perto. Mas, sublinhou Luís Encarnação, «só quando acabarmos as obras nesta rua das Flores é que passamos para a outra», até para garantir a circulação automóvel.

Quanto ao facto de as obras estarem a decorrer durante o Verão, o autarca lagoense salienta que «não temos outra hipótese, tem mesmo de ser».

Em Maio passado, quando começaram as obras, o Município de Lagoa já tinha explicado que «o procedimento de contratação da requalificação destas duas ruas foi lançado em Maio do ano de 2022 e tinha o início de Outubro de 2022 como a data prevista para o início das obras».

No entanto, «face à conjuntura atual do mercado, com a inflação do preço dos materiais, a escassez de matérias primas, e a falta de mão de obra por parte das empresas privadas, não foi possível iniciar a intervenção na data inicialmente prevista».

Luís Encarnação alertou, nas suas declarações ao Sul Informação, que vêm aí mais obras no Verão, «inevitáveis». «Temos três obras muito importantes, relacionadas com a água, que estão em fase de relatório final, que é a substituição das três principais condutas adutoras, e essas obras vão estar a acontecer durante o próximo Verão».

«Não temos condições de parar ou suspender as obras durante o Verão, para já porque o Verão é cada vez maior, a época alta estende-se cada vez por mais tempo. Se vamos suspender obras durante o Verão teremos um intervalo muito pequeno para as fazer», explicou o autarca.

Depois, «temos a contingência das próprias empresas, das suas dificuldades da mão de obra e do material».

«Vamos ter de aproveitar todas as oportunidades. Já estou a lançar este alerta porque, se tudo correr bem, em Setembro/Outubro vamos iniciar a obra das tais três condutas e não sei se no próximo Verão estarão todas acabadas», acrescentou.

«As obras têm de ser feitas – a substituição das condutas de água, onde não se mexeu durante 40 anos, é um dos grandes problemas que temos no concelho e que estamos agora em condições para resolver, com as verbas do PRR. Não podemos perder esta oportunidade!», concluiu.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub