Novo Parque Tecnológico quer atrair empresas da indústria automóvel para Portimão

Apresentação do projeto decorreu no dia em que a equipa Alpine (F1) fez testes no Autódromo do Algarve

É o primeiro edifício, no Algarve, que vai poder albergar empresas relacionadas com a indústria automóvel e atuará em três grandes áreas: hidrogénio verde, combustíveis sintéticos e segunda vida de baterias de carros elétricos. A primeira pedra do Parque Tecnológico Celerator foi lançada esta quinta-feira, 13 de Julho, junto ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. 

A obra arranca oficialmente esta sexta-feira, dia 14, e terá de estar concluída até ao final do ano.

O edifício, que se situa mesmo junto ao Autódromo, será dedicado ao setor dos transportes, mobilidade, com foco nas energias renováveis aplicadas à mobilidade e transportes.

Em declarações aos jornalistas, Paulo Pinheiro, CEO do Parkalgar, explicou que este polo terá três grandes vetores de trabalho: o hidrogénio verde, combustíveis sintéticos e segunda vida das baterias.

«Todos nós ouvimos falar da questão da pegada ecológica e, na nossa opinião, o futuro passa por várias formas de mobilidade, como a elétrica, mas também passa principalmente por novas formas de energia, com motores de combustão interna», defendeu.

A questão dos combustíveis sintéticos «também é muito importante», bem como a «segunda vida de todos os carros elétricos e híbridos».

 

Paulo Pinheiro – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«Essas baterias, ao fim de 100, 120 mil quilómetros, ficam sem utilização e precisam de uma segunda vida. O problema é também o que fazer com elas. Continuamos a ter ali potencial energético: não só suficiente para servir um carro, mas com uma segunda vida a bateria pode ser usada, por exemplo, nas nossas casas», exemplificou Paulo Pinheiro.

«Os fabricantes de automóveis, nesta altura, têm preocupações ambientais, mas, se não houver um fim ecológico, continuam com o problema por resolver e é aí que podemos ser parte da solução», acrescentou.

Segundo o CEO da Parkalgar, o objetivo passa por albergar já «cinco empresas», todas de «elevado nível tecnológico».

«Não são startups, mas empresas internacionais. Neste projeto, de resto, não poderemos ter mais de seis, sete empresas, por uma questão física», acrescentou.

O novo polo resulta de uma parceria entre a Parkalgar, que gere o Autódromo, e a Universidade do Algarve, materializada na criação de uma nova associação: a Celerator– Associação Parque Tecnológico do Algarve.

 

José Apolinário, Paulo Pinheiro, Teresa Mendes e Paulo Águas – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Para Paulo Águas, reitor da UAlg, este será um projeto «marcante para a região».

«Os professores e investigadores vão ter aqui mais um polo de pesquisa: o que está em causa é inovação, é transferência de tecnologia. Este equipamento vai permitir não só trazer empresas para cá, como que equipas da UAlg interajam com essas empresas», vincou Paulo Águas.

O polo vai também ganhar por estar próximo o próprio Autódromo.

«O Autódromo pode dar um impulso natural: todas estas marcas, as equipas, as marcas têm contacto connosco por conhecerem o Autódromo. O circuito é um polo catalisador», frisou Paulo Pinheiro.

De resto, até já há «conversações avançadas» com um «construtor em particular» para se instalar no Algarve.

«O que pretendemos é que toda a parte do desenvolvimento e pesquisa desta nova tecnologia, destes combustíveis sintéticos em motores de combustão interna, seja feita aqui: no Celerator e nos testes depois no circuito», explicou.

Projetos e empresas poderão também arrendar uma área no amplo espaço do Celerator, independentemente do seu nível de prontidão tecnológica (TRL) e ter acesso aos equipamentos e hardware já existentes.

 

 

«A qualidade e qualificação dos recursos humanos que temos em Portugal, a parceria com a Universidade, a proximidade por avião a todas as grandes cidades europeias – sem esquecer o magnífico clima típico da região – são uma proposta de valor único que fará do Celerator um parque tecnológico único», conclui Paulo Pinheiro.

O lançamento da primeira pedra contou também com as presenças de José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, e Teresa Mendes, vereadora da Câmara de Portimão.

A autarca vincou, de resto, o facto de este investimento também ajudar a «diversificar a base económica» da região».

«É com estes pequenos passos que podemos fazer a diferença», disse.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub