Municípios do Algarve pedem que se demita o presidente da Agência para a Gestão de Fogos Rurais

Em causa estão declarações do presidente da AGIF na comissão parlamentar de Agricultura e Pescas

Os 16 autarcas algarvios «não têm confiança e nem reconhecem competência» a Tiago Oliveira para ocupar tão importante e fundamental cargo e pedem, por isso, que o presidente da AGIF – Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais se demita, reconhecendo que não tem condições para se manter em funções.

Esta posição forte é assumida em comunicado da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), enviada esta tarde às redações.

No comunicado, a AMAL explica que «em causa estão declarações do presidente da AGIF, ontem, na comissão parlamentar de Agricultura e Pescas», onde disse que “há municípios a gastar meio milhão de euros, uma barbaridade de dinheiro nos bombeiros, quando não gastam dinheiro a gerir a floresta”.

Para os municípios do Algarve, estas palavras são «totalmente inaceitáveis e reveladoras de que o presidente da AGIF, passados vários anos no cargo, continua a não conhecer a realidade do setor», situação que os autarcas algarvios consideram como «muito grave e preocupante».

Entendem, assim, que «quem demonstra este nível de desconhecimento não pode manter-se no cargo e nem serve o desígnio nacional de gerir melhor o território e prepará-lo para a prevenção e proteção contra incêndios rurais».

Comentários

pub