Ministro do Ambiente inaugura Reciclagem e Reutilização de Águas Residuais do Zoomarine

Sistema de Reciclagem e Reutilização de Águas Residuais inclui uma estação de tratamento terciário (biológico) e será um dos primeiros do país

O ministro do Ambiente e Ação Climática preside, no próximo sábado, 15 de Julho, à inauguração do Sistema de Reciclagem e Reutilização de Águas Residuais, associado à ETAR de Albufeira Poente.

Este novo equipamento, promovido em estreita parceria com as Águas do Algarve, representa um investimento superior a 130 mil euros, e «colocará o Zoomarine num dos lugares cimeiros, a nível nacional, neste tipo de dinâmicas em prol da Sustentabilidade Ambiental», salienta Élio Vicente, diretor de Conservação e Relações Institucionais daquele parque.

Este Sistema de Reciclagem e Reutilização de Águas Residuais inclui uma estação de tratamento terciário (biológico) e será um dos primeiros do país.

«Esteve quatro anos em desenvolvimento, tendo sido iniciado com um estudo estratégico liderado pela Profª Maria João Rosa e a sua equipa, afeta ao LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil», acrescenta Élio Vicente.

Através desta nova operacionalidade, prevê-se uma poupança anual de muitas centenas de milhares de litros de água na rega de jardins, viveiros e afins.

Já em 2014 o Zoomarine havia investido na construção de uma conduta com 4,7 quilómetros que permite a captação (e posterior devolução) de água do mar.

Com o novo sistema, a poupança de água passa a ser feita não só ao nível da água salgada (para os habitats zoológicos, centro de reabilitação, piscinas públicas e escorregas), mas agora também ao nível da água doce (regas de jardins e similares).

«Em breve, o reforço do aproveitamento das águas da chuva permitirá ao Zoomarine uma pegada ambiental ainda menor».

A inauguração do novo sistema decorrerá no sábado, a partir das 15h30, e será presidida pelo ministro Duarte Cordeiro.

Estarão igualmente presentes representantes de várias entidades, nomeadamente António Eusébio, presidente do Conselho de Administração das Águas do Algarve SA («um parceiro fundamental e entusiasta do Zoomarine neste processo)», José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, assim como representantes do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da APA – Agência Portuguesa do Ambiente.

«Este será um dia marcante para o Algarve – porque todas as gotas contam… E contam mesmo! Especialmente, quando têm uma “segunda oportunidade de vida”, e porque todas as gotas, unidas, fazem rios, lagos e oceanos, enchendo de esperança e de verde o nosso futuro coletivo – porque “Together, We Protect”, porque “Juntos Protegemos”!», conclui Élio Vicente.

 



Comentários

pub