Festival Welcome to Paradise espera levar 4 mil jovens cristãos a Portimão

Evento pré-Jornada Mundial realiza-se de 26 a 31 de Julho

Portimão vai acolher quatro mil jovens de todo o mundo durante o Festival Welcome to Paradise, organizado pela Comunidade do Chemin Neuf, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a Câmara Municipal de Portimão, que se realizará de 26 a 31 de Julho, no chamado “Dias nas Dioceses”. 

O evento antecede a Jornada Mundial da Juventude, marcada para Lisboa, entre 1 e 6 de Agosto.

O festival terá como quartel-general o Parque de Feiras e Exposições e o Portimão Arena, estando agendadas atividades para o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Museu de Portimão, Igreja Matriz, Igreja do Colégio, Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, Polidesportivo da Rua António Carmo Provisório e Área Desportiva da Praia da Rocha.

Ao longo desta semana, cerca de quatro mil jovens estudantes e trabalhadores de 74 nacionalidades e 15 igrejas cristãs, entre os 18 e os 30 anos, poderão compor os seus dias graças à fórmula ‘à la carte’, escolhendo os workshops, concertos, desportos na praia e noites temáticas em que desejam participar.

A semana será marcada por vários momentos de oração, aprendizado, troca de experiências, práticas desportivas, profundidade espiritual e muito mais. São esperadas delegações da Alemanha, França, Hungria, Itália, Letônia, Guadalupe, Brasil, Martinica, Burkina Faso, Costa do Marfim, Madagáscar, Taiwan, Mali, China, entre outras.

Os jovens irão pernoitar em vários estabelecimentos de ensino do município, que estarão de portas de portas abertas para os acolher, o mesmo sucedendo com seis dezenas de famílias portimonenses, disponíveis para alojar os participantes neste evento à escala mundial.

 

 

O Welcome to Paradise realiza-se desde 1993 e é organizado anualmente pela Comunidade Chemin Neuf na abadia francesa de Hautecombe.

Esta organização está aberta ao envolvimento dos paroquianos de Portimão, a partir dos 16 anos, que poderão inscrever-se desde já como voluntários, ajudando na logística e no acompanhamento dos peregrinos.

Fazem parte das tarefas dos voluntários o apoio na preparação de alojamentos e de salas, distribuição de comidas, confeção, decoração, tradução, enfermaria, ou marcenaria, entre outras atividades, podendo igualmente desfrutar o festival, enquanto integram uma equipa internacional e praticam outras línguas.

Os jovens de Portimão, entre os 18 e os 30 anos, que pretendam participar no Welcome to Paradise pagam uma taxa de inscrição no valor de 10 euros. Inscrições aqui. 

 

 

Em cada dia do festival haverá uma programação diferenciada. Haverá palestras com os cardiais Tagle e Czerny, além de diversos bispos, entre os quais os franceses D. Olivier Leborgne e D. Laurent Le Boulc, o belga D. Jean Kockerols, o costa-marfinense D. Jacques Assanvo Ahiwa e D. Manuel Quintas, Bispo da Diocese do Algarve, que falarão sobre temas que ajudarão os jovens a crescer.

Entre as várias personalidades previstas no festival, destaque para o superior geral da Comunidade Taizé, Ir Alöis, o padre François Michon, superior geral da Comunidade Chemin Neuf, sem esquecer o grupo de música da igreja Hilsong, o casal Punto, pastores do movimento jovem na Itália, ou Juliette Gélébart, doutora em neurociência.

«A cidade foi eleita para a edição deste ano do Welcome to Paradise principalmente devido ao Portimão Arena, situado no Parque de Feiras e Exposições, equipamento municipal que possui condições únicas em todo o país e tem a capacidade de corresponder à versatilidade do projeto e de acolher num só local os quatro mil jovens esperados», refere a autarquia em nota.

 

 



Comentários

pub