Etnografia e folclore marcam encontro em Altura

No sábado

Altura vai acolher mais uma edição do Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor, no sábado, dia 29 de Julho,  às 21h30, onde será feito um “tributo ao Povo” subordinado ao tema “Mães de Leite”.

A iniciativa, que vai decorrer na Zona de Lazer da Avenida 24 de Junho, é organizada pelo Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor e contará «com grupos de referência do panorama do folclore e da etnografia nacional».

Estarão em palco o Rancho Folclórico Ribeira da Celavisa (Arganil, Coimbra), o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arouca (Viseu), o Grupo Folclórico Etnográfico Modas da Nossa Terra (Ilha Terceira, Açores) e o grupo anfitrião, o Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor.

Quanto ao “tributo ao povo”, é uma tradição deste evento, «que pretende reavivar a memória e valorizar a identidade cultural da comunidade».

Em 2023 estão em destaque as “mães de leite”, «mulheres que noutros tempos ajudavam a amamentar outros bebés que não os seus, garantindo a subsistência de tantos recém-nascidos».

O VIII Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor é uma organização da Associação Cultural Amendoeiras em Flor, apoiada pela Câmara Municipal de Castro Marim e Juntas de Freguesias do concelho, Fundação INATEL, Federação do Folclore Português, Direção Regional de Cultura do Algarve e comércio local.

 

 



Comentários

pub