Escola Profissional de Alte participa em projeto Erasmus+ com Espanha e Países Baixos

Para implementar, nas escolas, projeto-piloto sobre educação ambiental

A Escola Profissional de Alte, sedeada nesta aldeia do interior do concelho de Loulé, integra a parceria internacional estabelecida no âmbito do projeto Erasmus+ KA 220, para desenvolvimento do projeto “VIRAL – EnVIRonmental evALuation project method for secondary school“.

O projeto, que será desenvolvido ao longo de dois anos, conta com seis entidades e organizações parceiras, de Portugal, Espanha e Países Baixos.

Tem como objetivo geral implementar, nas escolas, um projeto-piloto sobre educação ambiental, com um tema transversal a ser integrado nos currículos das escolas.

Tem ainda, como objetivos específicos, testar práticas inovadoras que permitam permitir mudanças comportamentais permanentes para os alunos, pessoal docente e não docente, bem como criar material de leitura sobre como transformar aspetos comportamentais pessoais e individuais no combate às alterações climáticas.

Outros objetivos são melhorar o desenvolvimento profissional dos professores, dando-lhes ferramentas sobre como implementar projetos educacionais nas escolas relacionados com o ambiente, implementar, monitorizar e avaliar metodologias, utilizar de métodos de avaliação alternativos aos métodos de avaliação tradicional e ainda promover competências a nível de valores, comportamento cívico e participação.

Serão realizadas várias atividades escolares e ações de formação, nomeadamente em Espanha e nos Países Baixos, nas quais participarão cinco professores e doze alunos que frequentam os Cursos Profissionais promovidos pela Escola Profissional Cândido Guerreiro.

No âmbito do projeto, neste mês de Julho, Alexandra Pestana, Pedro Brandão, Elsa Luz e Ruben Dias, docentes daquela Escola Profissional, viajaram até La Vall d´Uixó, em Espanha, para participar numa reunião transnacional.

Durante esta reunião, em cooperação, todas as entidades e organizações parceiras planificaram as atividades a desenvolver e definiram as metas que se pretende atingir.

A agenda contou com onze intervenções, em que foram discutidas as preocupações ambientais a ser abordadas e trabalhadas com os alunos ao longo do desenvolvimento do projeto, assim como as metodologias a desenvolver.

Já em Outubro próximo, no âmbito do projeto, Alte será a anfitriã de atividade de mobilidade de alunos e professores de escolas dos três países envolvidos.

 


Escolas e entidades participantes
• LowCarbon – Fundación de la Comunitat Valenciana para una Economía Baja en Carbón de Espanha – Coordenadora do Projeto
• Instituto de Educación Secundaria (IES) Botànic Cavanilles de Espanha Comunidad Valenciana – La Vall d’Uixó,
• Dialoguia Consultoria Social, SL de Espanha, Comunidad Valenciana – La Vall d’Uixó,
• Escola Profissional de Alte, CIPRL de Portugal – Loulé,
• Associação Portuguesa de Educação Ambiental de Portugal (ASPEA) – Lisboa,
• Strategia Netherlands dos Países Baixos – Rotterdam,
• Stichting Onderwijs Midden Limburg (SOML) dos Países Baixos – Roermond

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub