Bandeira verde volta a ser hasteada na praia de Olhos de Água «ainda hoje»

Origem do foco de poluição, ao que tudo indica, terá sido marítima

A interdição a banhos na praia de Olhos de Água, decretada ontem, quinta-feira, foi retirada hoje, dia 28 de Julho, «às 12h23», revelou a capitania do Porto de Portimão.

A bandeira verde pode ser novamente hasteada nesta zona balnear na sequência de novas análises à água do mar, que revelaram que os valores microbiológicos estão dentro dos padrões de qualidade exigidos, já havia revelado ao Sul Informação José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

«Já fui informado pela delegada regional de Saúde que as novas análises não acusaram nada e que a interdição já foi levantada. A informação já está a ser passada às diferentes entidades», de modo a que a bandeira verde seja novamente hasteada, disse o autarca, algo que já aconteceu.

O que não se sabe é a origem do foco de poluição detetado nas análises que levaram a delegada de Saúde a interditar a praia. Em causa esteve a presença de coliformes fecais, associados a descargas de águas residuais, vulgo esgotos.

Certo é que «não foi detetada nenhuma origem terrestre», o que aponta para que a causa seja, como acontece muitas vezes nestas situações, uma descarga no mar, provavelmente de um barco de passagem.

Esta foi, de resto, a causa provável de um outro foco detetado esta semana, que levou à interdição das praias de Quarteira e Vale de Lobo, proibição levantada logo na manhã seguinte, após novas análises.

 

(Atualizada às 13h13 com a informação da Capitania de Portimão de que a interdição a banhos foi retirada)

 



Comentários

pub