Aluno de Lagos representa Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática

Seleção dos quatro alunos que vão representar Portugal decorreu no passado dia 30

Luís Barbosa, aluno do 12º ano da Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos, é um dos quatro jovens selecionados, a nível nacional, para representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática, que se realizam na Hungria, de 28 de Agosto a 4 de Setembro. 

A Luís Barbosa junta-se Tiago Sousa (12º ano da Escola Secundária de São João do Estoril), Laura Muliar (11º ano Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima) e Tomás Faria (10º ano do Colégio Moderno, em Lisboa).

Os quatro alunos foram selecionados no passado dia 30 de Junho, na prova que decorreu no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Prova de Seleção das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2023).

Os oito alunos apurados da Final Nacional das ONI 2023 foram desafiados a resolver quatro problemas. Terminada a prova, foram selecionados estes quatro alunos.

Esta é a terceira participação de Tomás Faria e a segunda participação de Tiago Sousa nas Olimpíadas Internacionais de Informática, enquanto Laura Muliar e Luís Barbosa representam o país pela primeira vez. A acompanhá-los, estará o professor Pedro Ribeiro (Team Leader), e Henrique Navas (Deputy Leader), ex-concorrente das Olimpíadas Internacionais de Informática.

No fim de semana de 8 e 9 de Julho houve também participação remota no CIIC (Concurso Ibero-Americano de Computação), que este ano recebeu uma nova “marca”: OII (Olimpíadas Ibero-Americanas de Informática).

Nesta fase Ibero-Americana, na qual participaram mais de 100 concorrentes de 14 países, Portugal conquistou três medalhas. As medalhas foram conquistadas por Luís Barbosa, Laura Muliar e Diego Ferreira.

Participaram também o Afonso Sancho, o Vasco Carmo e o Pedro Peixoto (os alunos Tiago Sousa e Tomás Faria não puderem participar por estarem no Japão, a representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática).

Esta iniciativa conta com o patrocínio da Presidência da República e do Ministério e é patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian, NTT Data, Ciência Viva e Fundação para a Ciência e Tecnologia, contando com os apoios da FCA – Editora de Informática e Porto Editora.

 



Comentários

pub