Algarve 2030 apoia Universidade do Algarve nas novas ofertas de Cursos Técnicos Superiores Profissionais

A oferta formativa da UAlg prevê 13 CTeSP

O Programa Regional Algarve 2030 apoia a Universidade do Algarve e as suas novas ofertas de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, que gere os fundos europeus na região.

A Universidade do Algarve (UAlg) promove amanhã, dia 27 de Julho, um webinar sobre o “Acesso a Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP)”, através da plataforma zoom, com o objetivo de divulgar a oferta formativa neste domínio no ano letivo 2023/2024.

A oferta formativa da UAlg prevê 13 CTeSP e a inscrição no webinar é obrigatória e pode ser feita aqui.

A primeira fase de candidatura aos CTeSP é feita online, está a decorrer e termina a 11 de Agosto. A 2.ª fase de candidaturas decorre de 20 a 24 de Setembro. Mais informações e candidaturas online aqui.

Os CTeSP são formações de Ensino Superior de duração mais curta do que a licenciatura, com uma componente de formação geral, técnica e científica que permite capitalizar para percursos de nível superior, e que oferecem uma experiência prática, que se estende ao mercado de trabalho, através da realização de um estágio profissional.

A nota da CCDR salienta que, «consciente de que esta oferta formativa permitirá alargar a procura do ensino superior através da diversificação e da especialização da oferta formativa, e melhorar a resposta às necessidades do mercado de trabalho, designadamente em áreas de especialização que respondam a necessidades dos setores prioritários identificados no âmbito da Estratégia Regional», o programa Algarve 2030 decidiu apoiar a UAlg, «não só por via do financiamento ao funcionamento dessa oferta, mas também no apoio ao reforço e modernização do equipamento tecnológico necessário ao seu funcionamento».

Para o Programa Regional Algarve 2030, a aposta nas qualificações de nível superior é «a melhor garantia de convergência da região com o esforço que o país vem realizando, e condição necessária para a diversificação da base económica regional e para a melhoria da competitividade do nosso tecido empresarial».

Para garantir uma maior previsibilidade no acesso aos fundos europeus, será publicado até ao final do ano o plano anual de avisos, que permitirá aos potenciais beneficiários conhecer os concursos que estarão disponíveis em 2024.

O Algarve 2030 estrutura-se em torno de cinco objetivos estratégicos (OP): por um Algarve mais inteligente, mais verde, mais conectado, mais social e mais próximos dos cidadãos, para aplicação, entre 2021 e 2027, de um montante global de 780 milhões de euros.

 



Comentários

pub