Vila do Bispo e AVONDE colaboram para valorizar o Património Cultural

AVONDE terá de desenvolver os projetos “Gentes do Cabo II”, “Massa II – Oficina do Figo” e “CineMAR – Ciclo de Cinema de Vila do Bispo”

A Câmara Municipal de Vila do Bispo celebrou no passado 9 de Junho um protocolo de colaboração com a AVONDE Associação Cultural, no valor de 20 mil euros.

O protocolo tem como objetivo dar continuidade ao desenvolvimento de ações e iniciativas conjuntas de âmbito cultural, artístico e educacional, que permitam documentar, salvaguardar e valorizar o Património Cultural Local e realizar projetos que promovam a formação, a expressão e a divulgação artística entre a comunidade local.

O protocolo foi assinado no passado dia 9 de Junho, pela presidente da Câmara Municipal Rute Silva, e pela presidente da direção da AVONDE Associação Cultural Patrícia Leal.

De acordo com o documento, a autarquia atribui um apoio financeiro de 20 mil euros à AVONDE e, em contrapartida, esta fica obrigada a desenvolver os projetos “Gentes do Cabo II”, “Massa II – Oficina do Figo” e “CineMAR – Ciclo de Cinema de Vila do Bispo”.

O primeiro projeto refere-se à realização de um novo filme documental, desta feita subordinado ao tema da atividade da pastorícia como prática económica no concelho da Vila do Bispo, atribuindo especial relevo ao benefício paisagístico e enriquecimento do solo resultante do pastoreio. O segundo é um workshop de doçaria regional com base no figo, especialmente o Queijo de Figo e as Estrelas de Figo.

Já o terceiro projeto inclui a organização de um Ciclo de Cinema com filmes dedicados aos temas da Sustentabilidade, do Ambiente e do Território e suas Tradições, com projeções ao ar-livre e em espaços interiores de diversos locais do concelho.

Além destas iniciativas, a AVONDE compromete-se ainda a prestar apoio de curadoria, consultadoria e programação cultural em espaços municipais, e ainda efetuar pesquisa etnográfica e antropológica.

 



Comentários

pub