Vela do Algarve domina pódio do Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto em Cascais

Algarve teve a segunda maior comitiva em prova, de entre mais de 150 velejadores participantes

As equipas de vela do Algarve alcançaram, no passado fim-de-semana, oito títulos de campeões de Portugal, um título de vice-campeão, dois terceiros lugares, tendo ainda 18 velejadores integrado o Top10 em seis classes de vela no Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto 2023, que se disputou em Cascais.

Com a segunda maior comitiva em prova, de entre mais de 150 velejadores participantes, os atletas algarvios entraram na competição confiantes num bom resultado face ao trabalho desenvolvido durante toda a época.

Durante os três dias de prova, uma organização da Federação Portuguesa de Vela e do Clube Naval de Cascais, os velejadores do Algarve estiveram sempre bem posicionados nos lugares de topo, mantendo uma boa consistência e um foco constante, conseguindo vencer em muitas das oito regatas realizadas.

No final, a satisfação entre os atletas e as respetivas estruturas técnicas, das sete equipas algarvias presentes – Clube de Vela de Lagos, Clube Naval de Portimão, Clube Internacional da Marina de Vilamoura, Ginásio Clube Naval de Faro, Grupo Naval de Olhão, Clube Náutico de Tavira e da Associação Naval do Guadiana – foi evidente e motivo de grande orgulho pelos resultados obtidos.

Outro dos momentos altos deste Campeonato foi a criação e manufatura do troféu perpétuo Martinho Fortunato, um cidadão algarvio e velejador muito ligado à modalidade, em particular à classe 420.

Para Ricardo José, presidente da Associação Regional de Vela do Sul (ARVSul), «estes resultados demonstram bem a dinâmica e o trabalho desenvolvido pelos clubes algarvios que possuem estruturas técnicas altamente especializadas e empenhadas em desenvolver a vela na região».

«Apesar de todas as dificuldades no apoio financeiro à modalidade, estes clubes têm contribuído de forma significativa para promover e desenvolver a modalidade a nível nacional e internacional», acrescentou o dirigente da vela algarvia.

Principais resultados:

Classe Hansa
João Pinto, atleta do Clube Naval de Portimão – Campeão de Portugal e 1º classificado na geral

Classe ILCA 4
Rúben Ribeiro, atleta do Clube de Vela de Lagos, campeão de Portugal e 1º classificado na geral
Maria Teresa Fingenschou, atleta do Grupo Naval de Olhão, Campeã de Portugal Feminino e 1º classificada feminina
Matilde Guedes, atleta do Ginásio Clube Naval de Faro, vice-campeã de Portugal e 2º classificada feminina
Maria Soeiro, atleta do Ginásio Clube Naval de Faro, 3º classificada na geral

Classe 420
Beatriz Cintra, atleta do Clube Náutico de Tavira, dupla com Rita Manhá, do Clube de Vela do Barreiro, campeãs de Portugal Absoluto e 1º classificadas femininas
Miguel Sousa e Erica Porto de Tavira, atletas do Clube Náutico de Tavira, campeões Portugal juniores mistos e 1º classificados

Classe ILCA 6
Sara Rebelo, atleta do Clube Internacional da Marina de Vilamoura, campeã Portugal e 1º classificada feminina
Pablo Santos, atleta do Grupo Naval de Olhão, campeão Portugal u17 e 1º classificado u17
João Pontes, apesar de ser atualmente atleta do Clube Naval de Cascais, é algarvio e das escolas de formação do Ginásio Clube Naval de Faro, sagrou-se bicampeão de Portugal Absoluto e 1º classificado.

Na classe IQFoil, o atleta Miguel Martinho, do Clube Naval de Portimão, obteve um 3º classificado na geral, Mick Dudek, atleta do Clube Naval de Portimão, foi 3º classicado, seguido do atleta do Clube de Vela de Lagos, Eolann Hynes-Knight, em 4º classificado, ambos em ILCA 4.

 

 



Comentários

pub