Universidade do Algarve investe 3 milhões em obras nas residências

Todas as intervenções são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em cerca de 80%

A Universidade do Algarve (UAlg) está a requalificar três residências universitárias, num investimento de cerca de 3 milhões de euros. As obras começaram a 1 de Junho. 

Todas as intervenções de renovação dos edifícios são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em cerca de 80%.

Segundo a UAlg, «além do reforço estrutural, estas intervenções incidirão sobretudo no comportamento térmico e no aumento da eficiência energética, conciliando os objetivos de uma gestão racional do consumo de energia, de acordo com os princípios de eficiência energética, com a garantia de conforto e salubridade do edifício».

A reformulação das instalações sanitárias nas três residências também está contemplada. De forma a promover a eficiência hídrica, a UAlg, para além da intervenção em toda a rede de adução de água e rede de drenagem de águas residuais, vai substituir os dispositivos de uso de água por outros mais eficientes, nomeadamente, a existência de economizadores de água nos chuveiros, lava-loiças e torneiras.

Em termos de sustentabilidade social, um dos objetivos é não só promover o respeito pela individualidade de cada residente, mas também a convivência entre si, com a adoção de espaços partilhados, como a existência de sala de convívio, de estudo e sala de refeições.

Visto que muitos estudantes já não têm atividades durante o mês de Junho, e aproveitando as férias letivas (Julho, Agosto e primeira quinzena de Setembro), a UAlg decidiu concentrar as intervenções neste período.

De resto, foi garantido alojamento ou realojamento a todos os que necessitassem durante o mês de Junho, sem qualquer custo adicional.

 



Comentários

pub