Quarpesca exige mais compensações pela criação de Parque Marinho Pedra do Valado

Associação do setor da pesca diz discordar com a criação desta Área Protegida Marinha

A Quarpesca – Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira veio a público criticar a criação do Parque Natural Marinho Recife do Algarve – Pedra do Valado, que «está longe de ser uma decisão pacífica», e quer negociar diretamente com o Governo mais medidas de compensação.

A proposta de criação desta área protegida marinha, que foi coordenada pelo Centro de Ciências do Mar e pela Fundação Oceano Azul, vai estar em consulta pública a partir de dia 22 de Junho.

O documento resultou de um processo colaborativo inédito em Portugal, que envolveu cinco dezenas de entidades, entre as quais as associações que representam os pescadores e os municípios de Silves, Lagoa e Albufeira, ao largo dos quais o parque marinho se irá situar.

Ainda assim, como admitiu Jorge Gonçalves, investigador do CCMar, na última apresentação pública do plano, que decorreu no dia 5 de Junho, «não houve consenso a 100%», como prova a posição da Quarpesca.

A associação garante que o modelo económico apresentado pelo CCMar «não agrada à maioria dos pescadores e, a par de compensações económicas, defende a alteração da zona de operação das embarcações por arte de Arrasto para as oito milhas (atualmente podem operar até às seis), permitindo à pequena pesca costeira compensar o espaço que perderá com a criação do Parque».

No que toca ao «afastamento do arrasto para as 7 ou 8 milhas, um anseio do setor», foi uma possibilidade «que não foi estudada», revelou Jorge Gonçalves, na sessão da semana passada.

Apesar de criticar o modelo financeiro de compensações, a Quarpesca diz que a possibilidade de abater embarcações que operam na área «é bem recebida, especialmente no segmento da pesca costeira, o mais prejudicado com a interdição desta área. Há espaço para abater até cerca de 10 embarcações. Com a criação do Parque, o esforço de pesca aumentará nas áreas limítrofes».

A proposta que vai para Consulta Pública prevê que o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado tenha uma área total de 156 quilómetros quadrados (km2), desde a costa até aos 50 metros de profundidade, frente aos concelhos de Albufeira, Silves e Lagoa. No total, será instituída uma zona de proibição de pesca de 20 km2.

Destes últimos, 4 km2 serão de exclusão total e os restantes 16 km2 correspondem a áreas de proteção parcial, que irão garantir a preservação do recife com caraterísticas «únicas em Portugal», que se distingue pela sua riquíssima biodiversidade.

Para a pesca local (embarcações até aos 9 metros), está reservada uma área de 50 km2 e, para a pesca geral, uma área de 80,7 km2.

Ou seja, na larga maioria da zona de parque continuará a ser permitida a pesca.

«Este é um parque natural multiusos, que permite as atividades praticamente todas, menos as que são extremamente lesivas, como dragagens, a utilização de materiais tóxicos ou de artes arrastantes. Todas as outras atividades, com o devido enquadramento, podem realizar-se», garantiu ao Sul Informação Jorge Gonçalves.

A Quarpesca, por seu lado, defende que «o setor mais prejudicado com esta iniciativa será o da pesca profissional».

«Das 200 embarcações que operam na área aleatoriamente, cerca de 50 embarcações estão associadas à Quarpesca, estimando nós, através de inquéritos feitos a essas 50 embarcações, perdas anuais na ordem dos 3 milhões de euros».

«O setor compreende a necessidade de proteger os recursos, contudo é inaceitável que o preço a pagar pela implementação deste projeto recaia sobre o segmento da pesca mais débil, a pequena pesca costeira e/ou local», lamentam.

A proposta de compensação feita pelo CCMar, segundo explicou Jorge Gonçalves, será apurada com uma fórmula que faz uma relação entre o rendimento anual da embarcação de pesca (os três melhores anos de desembarques em lota entre 2018 e 2022), o número de dias de pesca por ano, uma percentagem relativa à perda de rendimento, que foi fixada em 20%, e um fator de correção, relacionado com o tamanho da embarcação e o porto de origem.

Mas isso não é suficiente para a Quarpesca, que conclui anunciando que irá «pedir ao Governo igualdade para todos os pescadores que ali operam, independentemente do porto de referência que as embarcações têm».

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub