Morreu Hermínio Rebelo, «embaixador dos vinhos do Algarve»

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão recorda-o como um «educador excecional»

Hermínio Fernandes Rebelo, enólogo, escanção e formador, morreu este domingo, dia 18 de Junho, em Portimão, aos 86 anos.

A Região de Turismo do Algarve, em nota de pesar publicada na sua página de Facebook, lamenta o falecimento de Hermínio Rebelo, considerando-o «um dos maiores embaixadores dos Vinhos do Algarve e autor dos primeiros guias de vinhos editados com grande sucesso pela RTA».

Hermínio Rebelo «manteve uma forte ligação à hotelaria da região, onde exerceu com reconhecida mestria na área de restauração e bebidas, foi mentor do curso de Escanções na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, Escanção-Mor Provador da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos do Algarve e uma presença assídua em feiras de turismo, promovendo a oferta turística do Algarve».

A RTA presta ainda «a sua sentida homenagem a este profissional inspirador, que tanto engrandeceu o turismo na região».

Também a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, onde Hermínio Rebelo foi formador durante décadas, já reagiu ao seu falecimento, recordando-o como um «educador excecional».

«Foi um homem notável cujo impacto no campo da educação hoteleira e turística jamais será esquecido. Enquanto lamentamos a sua partida, é imperativo reconhecer e celebrar a sua indelével contribuição para a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão», salienta a EHT.

 

 

Hermínio Rebelo «foi um dos primeiros Formadores desta escola, tendo ingressado nos seus quadros em 1971 como Formador Coordenador de Restaurante e prestado serviço até 2010, data em que se reformou».

Foi também, segundo a EHT de Portimão, «um verdadeiro visionário, um educador abnegado e apaixonado que dedicou a sua vida ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento dos recursos humanos para o setor hoteleiro e turístico, nomeadamente na arte do Serviço de Mesa e no mundo da Enologia e da Enogastronomia».

«A sua liderança inspiradora e o seu compromisso inabalável com a excelência deixaram uma marca indelével naqueles que tiveram a sorte de conhecê-lo e aprender com ele», acrescenta aquela Escola.

Através da sua iniciativa empreendedora, «desempenhou um papel fundamental na promoção da gastronomia local e regional, tendo sido o mentor, através da EHT de Portimão, de vários Festivais Gastronómicos, contribuindo para a valorização e promoção da gastronomia com reflexos na economia local».

Incansavelmente dedicado à Enologia e à Enogastronomia foi, na EHT de Portimão, «o impulsionador e principal responsável pelo início dos cursos de formação de Escanção. Contribuiu, neste sentido, para a formação e preparação de vários alunos que hoje são Escanções amplamente reconhecidos nacional e internacionalmente».

Foi igualmente «um dos principais impulsionadores e dinamizadores do “renascimento” dos vinhos da região do Algarve nos anos 90 do século passado».

 

 

Fonte da família disse ao Sul Informação que Hermínio Rebelo nasceu no Luso, tendo chegado ao Algarve em 1965, depois de ter passado pelas Termas de Monfortinho, Coimbra e Lisboa, onde trabalhou em restaurantes.

No Algarve, estabeleceu-se em Portimão, tendo começado por trabalhar no restaurante o “Pescador”.

Quando o Hotel Penina compra este restaurante, Hermínio Rebelo começa a trabalhar neste hotel de 5 estrelas, o primeiro a ser criado no Algarve, onde é promovido a chefe de sala do restaurante do hotel. É nessa função que assiste à passagem do Beatle Paul McCartney pelo bar do hotel, onde toca com a banda local, os Jota Herre.

Mais tarde, vai abrir o Sheraton Madeira.

Em 1971, regressa a Portimão, integrando os quadros da Escola de Hotelaria e Turismo, onde irá formar várias gerações de escanções e de futuros profissionais da hotelaria.

Pelo meio (1973/75), durante as férias, regressa ao Luso, para trabalhar no Grande Hotel do Luso, onde chega a servir o então recentemente empossado Presidente da República António de Spínola.

Uma vez que já antes do 25 de Abril de 1974 tinha o gosto pela política, depois da Revolução dos Cravos filia-se no Partido Socialista. Em Dezembro de 1976, nas primeiras eleições autárquicas, é eleito para a Assembleia Municipal de Portimão, cargo que ocupará interruptamente até 2005, sempre em representação do PS.

Outra das suas paixões era o futebol. Por isso, no início dos anos 80, entra para a direção do Portimonense Sporting Club, onde chega ao cargo de responsável pelo futebol sénior.

Em conjunto com Mira Pacheco e sob a presidência de Manuel João, o Portimonense alcança o 5º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e, com isso, o acesso à Taça UEFA, na época de 1984/1985. Há-de manter-se na direção do clube durante 21 anos.

 

 

A convite da Região de Turismo do Algarve, escreve e organiza os “Guias de vinhos do Algarve”, com duas edições em 2009 e 2014. Ainda ligado aos vinhos, foi chefe da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola do Algarve e Escanção-mor Provador da Confraria dos Enófilos e Gastrónomos do Algarve.

A partir de 2003, é orador numa série de palestras um pouco por todo o país, bem como em Espanha e França. É igualmente convidado para dar aulas técnicas de Enologia, no Polo de Portimão na Universidade do Algarve.

Após a reforma, a sociedade civil galardoou-o com várias homenagens. A Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão cria em 2011, o Festival Gastronómico Hermínio Rebelo. A Câmara Municipal de Portimão atribui-lhe a Medalha e o Diploma de Mérito Grau Prata, enquanto o Rotary Club lhe atribui o Prémio e Diploma Carreira.

Participou igualmente, em 2014, na comissão da candidatura que levou à Assembleia da Republica, a Dieta Mediterrânea como património da Unesco.

Segundo a família, o funeral será amanhã (dia 20), pelas 14h30, na igreja de Portimão, de onde o féretro seguirá para o cemitério da cidade.

 

Nota: Atualizada às 19h00, acrescentando informação sobre as cerimónias fúnebres.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub